Desde quando ocorreu a reforma da Previdência muitos beneficiários começaram a anotar tudo, fazer contas, para saber quanto tempo de contribuição é preciso para saber se vão poder se aposentar ou se ainda vão entrar nas novas mudanças ano a ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem uma ferramenta que as pessoas podem fazer uma consulta pela internet para saber dados sobre contribuição previdenciária e períodos trabalhados.
É de extrema importância saber quanto você já contribuiu com a Previdência Social para saber fazer o cálculo do valor do benefício que você pode chegar a receber quando for se aposentar.
Um exemplo, se a pessoa começa a trabalhar desde cedo é bem possível que ela tenha se perdido já nas contas manuais, por isso, tem essa ferramenta que pode te ajudar a calcular se caso a pessoa não se recordar de quanto tempo ficou em casa empresa.
Importância de saber sobre o tempo de contribuição
A pessoa precisa saber o tempo de contribuição pois é através dessa informação que ela vai conseguir saber o valor do benefício previdenciário que vai receber quando for se aposentar, ou seja, quanto mais tempo você contribuir com a previdência mais será o valor da sua aposentadoria ou pensão por morte.
Como fazer a consulta?
Essa consulta pode ser feita totalmente online, basta entrar no site Meu INSS, e fazer esses passos:
- Acesse o site do Meu INSS ou o aplicativo
- Faça o login no site. Digite seu CPF e senha, e clique em “Entrar”
- Acesse o Extrato de Contribuição
- Confirme suas informações pessoais
- Verifique seu tempo de contribuição
- Assim que confirmar todas as informações pessoais, terá acesso ao extrato de contribuição, no extrato, tem como verificar quantos anos de contribuição ao INSS você possui.
Veja também: 14º do INSS de R$ 2.504 para aposentados e pensionistas; quando cai na conta?
Extrato de contribuição do INSS
O extrato de contribuição do INSS tem todas as informações necessárias sobre as contribuições que a pessoa já fez durante a sua vida, além disso tem como verificar quanto tempo já trabalhou e quanto tempo já contribuiu com o órgão.
O extrato também traz informações se tem algum tipo de pendência ou erro na contribuição do INSS, se caso constatar algum problema, a pessoa pode solicitar a correção pelo site no Meu INSS. É através do extrato que a pessoa pode garantir o direito previdenciário.
Lembre-se que consultar o tempo de contribuição é necessário para quem quer se aposentar com tranquilidade, e quanto mais tempo de contribuição maior o valor da aposentadoria pode ficar.
Veja também: FGTS parado? Veja como adiantar valor que seria pago na aposentadoria