O empréstimo hoje em dia é procurado por diversos brasileiros, é uma forma de pegar “dinheiro emprestado” do banco, no entanto, deve tomar cuidado com os juros e fazer o pagamento da data correta. Atualmente, os brasileiros subiram de nível e a maioria estão endividados, e por causa dessas dívidas alguns até pensam em pegar empréstimo pagar quitar uma parte das contas, mas se esquecem que depois tem a conta do empréstimo para pagar e vira um bolão.
O banco da Caixa Econômica Federal informou que voltou com o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para os produtos e serviços oferecidos pelo banco. Para quem não sabe, essa categoria tinha sido suspensa depois que houve uma redução no teto de juros.
Empréstimo consignado do INSS
Essa linha de crédito ofertada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma linha especificamente para os aposentados e para aqueles que recebem benefícios pela autarquia. É válido lembrar que essa categoria tem menos juros do que os outros tipos de empréstimo, pois o valor já vem descontado na folha de pagamento.
Porém, no começo do mês de março, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) estabeleceu que iria reduzir a taxa máxima que era cobrada pelas instituições financeiras, que ficou em 1,70%. Devido a isso, algumas instituições, principalmente a CEF informou que deixariam de oferecer esse empréstimo.
Caixa volta oferecer o empréstimo consignado
Como a taxa foi baixada para 1,70%, diversos bancos questionaram e afirmaram que não conseguiriam manter essa linha de crédito, devido a isso, na última semana de março o governo conversou e resolveu aumentar de novo o valor, mas aumentar em um patamar que permite essa operação do empréstimo consignado do INSS.
E assim, foi concluído que o novo teto é de 1.97%, somente um pouco menos abaixo de 1.99% que era o valor que os bancos queriam e defendiam. Depois que chegou no acordo desse novo limite, a Caixa já informou que vai voltar a oferecer esse consignado do INSS e também para os segurados da autarquia.
O banco estatal fez um comunicado e que disse que a partir de agora todas as operações que seguem esse modelo vai ter uma taxa de juros de 1,87%, que é uma tarifa similar ao que já era cobrado pelas instituições.
Veja também: 14º do INSS de R$ 2.504 para aposentados e pensionistas; quando cai na conta?
Beneficiários do INSS
Os beneficiários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social- que recebem aposentadorias ou outro tipo de benefícios podem procurar uma agência da caixa para fazer a contratação dessa linha de crédito, mas irá passar primeiro por uma avaliação de crédito.
As parcelas não podem comprometer mais de 35% dos repasses que são recebidos pelos beneficiários.
Veja também: Comunicado GERAL dos bancos e INSS: horário de funcionamento alterado