Uma pergunta que não quer calar: é possível sacar FGTS de parentes falecidos? Normalmente, quando se trata de assuntos relacionados ao falecimento de parente, sempre surgem dúvidas sobre os bens que ficam do falecido. E o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um ponto deles.
Sim, os herdeiros podem receber o FGTS do falecido, como também o dinheiro que fica na conta, é claro que tudo passará pela Justiça para ser resolvido da maneira certa e dentro das leis. Porém essa categoria é mais fácil de ser resolvida do que outro ponto, pois para resgatar o FGTS não é preciso contratar um advogado, e nem passar por burocracias.
Você pode sacar o FGTS pelo aplicativo
Como citamos acima, a forma do saque não precisa passar necessariamente pela Justiça, somente se a família optar. O porque não precisa passar pela justiça? O saque do Fundo de Garantia do falecido é feito pelo banco da Caixa, então você tem a opção de ir até em uma agência ou pelo aplicativo FGTS.
Mas se caso a família preferir fazer tudo na justiça, é só esperar o alvará do Juiz para poder realizar o saque do falecido. Nesse alvará, os familiares receberam a declaração de autorização do saque, onde será feito, não é nada burocrática, é simples e rápido.
Confere os 8 passos para sacar o dinheiro pelo aplicativo
1 passo: Entre no aplicativo FGTS
2 passo: Clique em “Meus Saques”
3 passo: Após isso, clique em “Outras Situações de Saques”
4 passo: Depois em “Falecimento do Trabalhador”
5 passo: Leia todas as informações e clique em “Solicitar Saques FGTS”
6 passo: Coloque o nome do falecido, CPF e PIS/PASEP
7 passo: Faça Upload dos documentos
8 passo: Faça a confirmação dos documentos anexados
Veja também: Crédito consignado do Auxilio Brasil é liberado HOJE: veja como solicitar
Saque na Agência
Se você deseja realizar o saque indo pessoal em uma agência da Caixa, é necessário levar alguns documentos para receber o FGTS do falecido, como a declaração de dependentes habilitados que é um documento entregue pela Instituição de Previdência Social, mas também são necessário levar:
- Carteira de trabalho do falecido
- Documento de identidade do herdeiro
- número do PIS/PASEP/NIS do falecido
Se caso o herdeiro for menor de idade, é necessário levar os documentos:
- Certidão de nascimento
- RG e CPG
Após isso, uma poupança será aberta no nome do herdeiro e será transferido o valor na conta do falecido para a conta do herdeiro.
Veja também: Conheça a calculadora do INSS: com ela você consegue simular quanto tempo ainda falta para se aposentar