GRANA EXTRA: Lula libera valores a mais para trabalhadores

Lula acaba de tomar medida que irá liberar valores a mais para alguns trabalhadores, trata-se de quem tem direito a receber o abono salarial, mais conhecido por Pis/Pasep, como ele assinou a Medida Provisória que aumenta o salário, o valor do benefício também deve aumentar em breve. E neste mês, o segundo lote de pagamentos já foi liberado, tanto pelo Banco do Brasil quanto pela Caixa Econômica Federal, entenda. 

Pessoa segurando valores liberados do Pis/Pasep
Lula acaba de aumentar os valores que os trabalhadores irão receber | Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Como funciona o Abono Salarial?

O abono salarial é um benefício que é pago para todos os trabalhadores de carteira assinada, que no ano-base em questão, trabalharam pelo menos 30 dias. E agora, no Governo Lula, os pagamentos do tradicional valor serão pagos normalmente. E para este mês, mais um lote já foi liberado, isto é, para quem recebe o Pis e nasceu nos meses de março e abril e para quem recebe o Pasep e o número final de sua inscrição é o 1. 

Neste ano de 2023, o abono está sendo pago usando o ano-base de 2021 para os cálculos, uma vez que os pagamentos foram suspensos em decorrência do período pandêmico que o mundo todo enfrentou. Portanto, os trabalhadores que trabalharam em 2021 e cumprem os requisitos, irão receber neste ano. 

Lembrando que o valor do abono é de até 1 salário mínimo, isso depende diretamente do período que cada pessoa trabalhou no ano-base, se ela trabalhou durante todo o ano, o abono será completo, senão, será proporcional ao tempo trabalhado, para saber o valor, basta dividir o salário mínimo vigente por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados. 

Veja também: APOSENTADOS podem trabalhar com carteira assinada sem perder benefício do INSS?

Quem tem direito a receber o abono?

Há algumas regras básicas que todos os trabalhadores devem seguir para receberem o abono salarial, a saber, são essas:

  • Ter cadastro ativo no sistema Pis/Pasep há 5 anos, no mínimo;
  • Em 2021, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias;
  • A média salarial em 2021 não ter ultrapassado 2 salários mínimos;
  • A empresa ter enviado os dados corretamente para a RAIS;
  • Ser elegível pelo DATAPREV.

Para consultar o benefício, o trabalhador pode optar por algumas opções, como usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que encontra-se disponível tanto para Android quanto para iOS ou acessar a plataforma gov.br, caso prefira, também pode ligar diretamente para o número 158. Por fim, lembre-se que o banco que paga o Pis, isto é, para trabalhadores privados, é a Caixa, ao passo que o banco que paga o Pasep, isto é, para trabalhadores públicos, é o Banco do Brasil.

Veja também: Governo “startou” o pente-fino? 70 MIL já foram cortados do Bolsa Família