Milhares de pessoas são vítimas de algum tipo de app espião todos os dias e nem mesmo têm a mínima noção de que isso esteja acontecendo.
E, de fato, não é de se espantar: afinal, esse tipo de aplicativo costuma ser extremamente discreto, como se literalmente fosse um espião. Uma espécie de agente secreto que atua a fim de oferecer informações para terceiros.
Obviamente, nenhum resultado positivo pode ser gerado a partir do uso de um app espião.
E, com a tecnologia avançando cada vez mais, avança também a inteligência por trás de cada malware que infecta dispositivos móveis (e não somente eles) em todo o mundo.
A boa notícia, porém, é que é possível adotar algumas medidas a fim de proteger a si mesmo e ao seu smartphone no que diz respeito a esse contexto.
Mais informações pertinentes a esse assunto estão disponibilizadas na leitura dos tópicos a seguir.
O que vem a ser um app espião, afinal?
Para saber como se proteger de um app espião, porém, é preciso, antes, saber do que se trata esse tipo de aplicativo.
E a explicação não poderia ser mais simples:
Um app espião nada mais é do que um malware. Ou seja: um hardware ou um software extremamente maligno, criado basicamente para causar danos a diversos itens, como servidores e redes inteiras de computadores.
Sua intenção maliciosa é inegável, se traduzindo na disseminação de vírus e até mesmo na instalação do chamado spyware, que é literalmente um aplicativo espião.
Ocorre que, de certa forma, o uso de apps desse categoria é até mesmo comum: os aplicativos que as empresas utilizam para monitorar os computadores dos colaboradores que trabalham remoto, por exemplo, não deixam de ser espiões.
Porém, o que era para ser somente um benefício tecnológico está sendo usado literalmente para espionar cada passo online que uma pessoa dá.
Veja também: Chamado GERAL do Cadastro Único; beneficiários podem ser cancelados
Dicas de como saber se um celular está sendo espionado
Qualquer pessoa que desconfie estar sendo vigiada por um app espião, porém, pode seguir algumas dicas a fim de observar se de fato há alguma coisa anormal com seu smartphone.
Assim, se algo levantar qualquer suspeita, as devidas medidas poderão ser tomadas.
E o melhor é que tais dicas são iniciativas muito simples.
É possível, por exemplo, verificar o status das mensagens recebidas pelo WhatsApp: se elas já constarem como lidas, mesmo que o indivíduo ainda não tenha clicando sobre ela, já é um motivo para desconfiança.
O surgimento repentino de aplicativos ativos, que não tenham sido baixados pelo dono do aparelho, também não deve ser visto como algo normal.
Há o sinal de que a câmera ou mesmo o microfone esteja no modo ativo, mesmo que não estejam sendo usados no momento?
Pois bem… Esse é outro sinal de que um app espião pode estar colhendo informações do smartphone.
Quando se trata desse assunto, todo cuidado é pouco!
Veja também: Carnê-leão do Imposto de Renda 2023: descubra o que é e para que serve