É praticamente impossível encontrar um trabalhador brasileiro que não gostaria de conseguir uma aposentadoria aos 50 anos de idade, ou até mesmo antes. Afinal, quanto antes uma pessoa se aposenta, mais tempo tem para conseguir curtir a vida do jeito que realmente gostaria.
Mas, considerando a realidade do Brasil, e as respectivas regras impostas pelo Governo Federal em relação a esse assunto, será que de fato seria possível alcançar tal objetivo?
Essa dúvida é muito mais comum do que parece. Inclusive, não é exagero afirmar que ela se faz ainda mais presente entre os trabalhadores brasileiros, uma vez que houve uma significativa reforma em 2019.
E tal reforma, por sua vez, complicou um pouco o entendimento sobre quando, e como, uma aposentadoria pode ser obtida.
Mais detalhes sobre esse assunto tão relevante são apresentados no decorrer do artigo a seguir.
Afinal, é possível conseguir uma aposentadoria aos 50 anos de idade?
Infelizmente, a notícia para quem quer conseguir se aposentar com 50 anos (ou menos) não é das mais animadoras.
Isso por que a resposta mais certeira para a pergunta acima literalmente é: depende!
Conseguir uma aposentadoria aos 50 anos de idade, na verdade, nunca foi uma possibilidade aberta para todos os trabalhadores brasileiros. E, após a Reforma da Previdência, que aconteceu em 2019, o número de pessoas que podem vir a conseguir tal feito diminuiu consideravelmente.
Explicando de forma resumida, estes são os casos em que uma pessoa pode tentar obter a aposentadoria aos 50 anos:
Quando recorre à aposentadoria especial
Essa aposentadoria, especificamente, é destinada às pessoas que exercem atividades laborais em contextos que podem danificar a saúde de alguma forma, com o passar dos anos.
São aquelas atividades consideradas perigosas e até mesmo insalubres.
Quando há a adesão ao pedágio de 50%
Com a reforma de 2019 foi criado também o chamado pedágio de 50%, de modo a favorecer aquelas pessoas que, até então, já estavam muito perto de se aposentar.
Dessa forma, tendo a idade certa, e contribuindo com 50% do que precisaria contribuir para se aposentar caso a reforma não fosse implantada, o cidadão pode vir a conseguir a aposentadoria aos 50 anos de idade.
Quando há o direito à aposentadoria por invalidez
Esse é o tipo de aposentadoria ao qual ninguém gostaria de aderir.
Mas não deixa de ser uma das formas se de aposentar consideravelmente jovem, uma vez que as condições de saúde não permitirão a execução de atividades laborais.
De modo geral, porém, cada caso deve ser analisado de forma isolada, de preferência junto a um advogado que entenda do assunto.
Veja também: Governo do ESTADO revela que vai construir mais de 500 casas para os brasileiros
Outra alternativa, que vai além daquelas oferecidas pelo governo
Uma outra alternativa, principalmente para quem é muito jovem e está no início de sua jornada no mercado de trabalho, é ter suas economias e fazer investimentos inteligentes.
Quanto antes os investimentos forem feitos, mais e mais irão render com o passar dos anos. E, a depender do montante acumulado, nada impede que a pessoa se aposente aos 50 anos ou menos, para viver de rendimentos.
Veja também: NO ALVO do governo: estes são os brasileiros que cairão no pente-fino