Do mesmo jeito que as Redes Sociais pode ser boa também pode se tornar uma ferramenta de vigia. Atualmente usamos a internet para tudo em nossas vidas, o mundo gira em torno da tecnologia, porém diversas redes não tem filtro para as postagens.
Tem pessoas que usam a plataforma da internet para propagar ódio, racismo, e infelizmente na internet tem um alcance muito grande de pessoas e a disseminação acaba sendo rápido, ou seja, a web pode se tornar um lugar e recurso “perigoso” principalmente para crianças.
No ano de 2014, aconteceu um Marco Civil da Internet, criado quando a Dilma Rousseff era presidente do Brasil, essa lei é na implementação de regras dentro das plataformas digitais para qualquer usuário para que as autoridades consigam fiscalizar todo o conteúdo que posta nas redes.
Proposta de regulamentação das Redes Sociais
Com essa proposta começaram a surgir diversas Fake News sobre o assunto, principalmente envolvendo questões políticas, por causa disso o STF – Supremo Tribunal Federal – o ministro Alexandre de Moraes falou sobre esse tópico e destacou a importância da regulamentação das redes.
Nesta última segunda-feira (13) o ministro disse que o nosso país vai passar a exigir que todas as plataformas de redes sociais sejam regulamentadas para conseguir fiscalizar qualquer tipo de conteúdo postado e até mesmo o compartilhamento de determinado conteúdo.
No entanto, a realidade que percebemos é outra, até o momento todos podem postar o que quiserem, mesmo se for mensagens de racismo e ódio, o ministro afirmou essas medidas punitivas podem ser aplicadas em casos de postagens que estimulam o preconceito.
Veja também: Por que o WhatsApp pode ser banido do Brasil? Entenda a polêmica
Regulamentação das redes sociais dividiu opiniões
Quando surgiu o assunto da regulamentação das redes sociais na época de campanha eleitoral entre Lula e Bolsonaro, a equipe petista informou que realmente queria fazer isso, mas que a intenção era para não ter o compartilhamento de fake news e também o acompanhamento de postagens tendenciando o racismo e ódio.
Porém, diversos brasileiros não gostaram e começaram acusar o STF de querer manipular o que eles podem postar ou não e afirmaram que seria apenas uma desculpa para brecar os brasileiros de se expressarem na internet, pois algumas publicações estavam sendo suspensas e nem tinham assuntos sobre ódio ou racismo e nem fake news.
Veja também: Como funciona a compra pelo cartão de crédito no WhatsApp