Se você estava esperando para saber qual a lista de programas sociais em que o Governo Federal vai atender pelo CadÚnico (Cadastro Único) 2023, a lista foi divulgada, ou seja, são benefícios que buscam ajudar a população de baixa renda que mais precisam em nosso Brasil dentro do programa Bolsa Família (que hoje é considerado o maior programa social) até o Pronatec, que é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
É uma oportunidade para muitos brasileiros poderem ter uma ajuda financeira, capacitação profissional, além de outros benefícios.
Programas do Cadastro Único 2023
Veja a lista abaixo dos programas sociais que foram divulgados pelo Governo Federal que estará dentro do CadÚnico em 2023:
- Bolsa Família
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda
- Minha Casa Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Pronatec (Cursos Técnicos Gratuitos)
- Telefone Popular
- Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
- Programa Cisternas
- Auxílio Aluguel (prefeituras)
- CNH Social Gratuita (alguns estados)
- Bolsa Verde
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
- Carta Social
- Bolsa Estiagem
- Passe Livre para Pessoas com Deficiência
- Pro Jovem
- Identidade Jovem (ID Jovem)
- Programa Brasil Alfabetizado
- Auxílio Enxoval (prefeituras)
Uma notícia que foi informado recentemente é sobre um Projeto de Lei 128/21 ao qual obriga o Poder Público a entregar gratuitamente absorventes ou tampões higiênicos para as pessoas de famílias que tem inscrição no Cadastro Único.
Veja também: Confusão no Bolsa Família? Veja como calcular quanto você vai receber
Pente-fino
O pente-fino 2023 que está acontecendo no Cadastro Único surgiu com o intuito de poder analisar com calma todos os cadastros para poder excluir aqueles que estão recebendo indevidamente ou seja, cadastros irregulares.
Recentemente, o Ministério da Cidadania informou que na primeira revisão do CadÚnico, um total de 5 milhões de famílias serão avaliadas, e dentro desse total a previsão é que 1,7 milhão estejam com o cadastro desatualizado e irregular.
A equipe petista informou que durante a pandemia do Covid-19 houve muito cadastral irregular pegando lugar de famílias que realmente precisavam receber ajuda do programa Auxílio Brasil (que atualmente voltou a se chamar Bolsa Família).
Começa no final desse mês de março a convocação de beneficiários que estão com os cadastros irregulares, essas famílias poderão ser excluídas do programa para poder dar lugar a outras.
Veja também: Quase 10 MILHÕES de inscritos no Cadastro Único já podem solicitar o kit de TV Digital online