Conforme prometido por Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores – PT) durante sua campanha eleitoral em 2022, o novo Bolsa Família já está em andamento, e começará a ser pago oficialmente durante o mês de março.
As famílias beneficiárias terão acesso ao dinheiro mais especificamente a partir do dia 20 desse mês, sendo que os repasses referentes ao período serão finalizados dia 31.
Mas, é comum que exista a seguinte dúvida: uma vez que o Bolsa Família foi reformulado, como ficarão as formas de recebimento dos respectivos valores?
A resposta para essa pergunta é muito mais simples e animadora do que parece, conforme será explicado no próximo tópico deste artigo.
Como os beneficiários poderão sacar o novo Bolsa Família
Sendo um programa social, assim como era em sua primeira versão, e assim como era com o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família faz seus repasses oficialmente por meio da Caixa Econômica Federal.
Ou seja: o dinheiro “cai” na conta da Caixa dos beneficiários, não podendo ser transferido dos cofres do Governo Federal diretamente para outras instituições bancárias.
Logo, quem recebe os repasses pode retirar o dinheiro por meio de 5 canais diferentes, sendo eles:
- Nas casas lotéricas, uma vez que elas são geridas pela Caixa;
- Nas unidades Caixa que são itinerantes;
- Nos terminais de autoatendimento;
- Nos correspondentes do chamado Caixa Aqui;
- Nas agências da Caixa Econômica Federal.
Veja também: Quem recebe o Bolsa Família pode ter emprego com carteira assinada?
O que compõe a nova versão desse importante programa social
Além de terem imensa facilidade na hora de receberem o novo Bolsa Família, as famílias beneficiadas pelo Governo Federal passarão a conta, também, com alguns repasses extras já anunciados.
Nos núcleos familiares compostos por crianças de até seis anos de idade, por exemplo, será pago um adicional de R$ 150,00. Isso sem citar os R$ 50 que, ao que tudo indica, serão repassados mensalmente às famílias cujo algum membro tenha entre sete e dezoito anos.
Por meio dessas iniciativas, o governo espera contribuir de forma ainda mais significativa para que tais famílias que vivem na linha da pobreza ou da extrema pobreza consigam se manter de forma digna.
Mas, claro: existe o risco de que tais benefícios sejam perdidos.
Isso por que, de acordo com as declarações dadas por Lula, o novo Bolsa Família terá um acompanhamento muito mais rígido em relação aos seus beneficiários, o que não estava sendo colocado em prática durante os repasses do Auxílio Brasil.
Neste outro programa, implantado por Jair Messias Bolsonaro (Partido Liberal – PL) durante sua gestão, já existiam algumas regras que as famílias deviam seguir, a fim de se manterem seguradas. Porém, a fiscalização a respeito delas não era tão rígida.
Agora, porém, com o novo Bolsa Família, é preciso que cada família beneficiária redobre a atenção!
Caso as crianças não tenham uma frequência escolar satisfatória, por exemplo, ou não sejam devidamente vacinadas, o benefício poderá ser perdido.
Veja também: Você pode converter multa de trânsito em advertência? Veja quais grupos têm direito