Pessoas que tem desejo de começar um negócio ou até mesmo mudar do lugar onde mora, mas infelizmente como comprar imóvel está caro, a opção que está crescendo no mercado é o aluguel, ou seja, alugar está dentro das opções mais viáveis para os brasileiros.
Uma pesquisa feita pela agência Today, mais de 80% dos millenials, ou seja, a geração que nasceu depois no início da década de 80 até o final do século, estão preferindo alugar casas em vez de comprar.
Especialista sobre o assunto dá dicas ao alugar algum imóvel
Ricardo Laham, que é Sócio e CEO da Vila 11, que é uma empresa totalmente brasileira e referência no mundo do empreendimento multifamily, ou seja, que desenvolve, administra e também opera em residenciais em algumas regiões de estratégia em São Paulo.
Ricardo selecionou algumas dicas para quem deseja alugar imóvel neste ano de 2023, confira abaixo:
A localização
Ricardo afirma que quando a pessoa vai escolher uma localização para morar ou para abrir um negócio precisa ter uma estratégia para assim ter mais retorno e ganho também, e quando fala em retorno não é só financeiramente, mas de tempo também, porque as vezes escolhe um lugar para morar, porém é longe de tudo e não tem acesso fácil, isso atrapalha a qualidade de vida.
Residência
Quando for escolher onde morar ou onde trabalhar, conhecer e visitar antes o lugar para verificar a real condição do imóvel e não já dar um ponto final pela internet porque as vezes foto engana. A pessoa deve analisar as condições do imóvel, se está conservado, a segurança técnica, instalações, se tudo estiver em ordem não é apenas que está tudo certo e sim um sentimento de confiança que não terá dor de cabeça com esses problemas após alugar.
Veja também: Nova notícia sobre o Auxílio Emergencial em 2023; brasileiros comemoram
Perspectiva do futuro
Um ponto interessante que Ricardo destaca é que quando for alugar um espaço, tenha em mente quais são os seus planos no futuro, qual a sua perspectiva, o que deseja fazer, esse espaço vai te ajudar? O aluguel é uma forma também da pessoa não ficar presa totalmente naquela região e tem opção de mudar quando quiser, mas para evitar dor de cabeça de ficar mudando toda hora de lugar, pesquisa um local realmente que vai agregar e ajudar a fluir em seus sonhos.
Atenção com o locador
Um ponto menos importante que o especialista destaca é também a pessoa conhecer todas as partes que envolve a locação residencial, atenção com o locador, verificar as condições de pagamento se realmente cabe no seu bolso, para que assim tudo aconteça corretamente e com transparência na hora de assinar o contrato.
Veja também: Dinheiro extra para quem declara Imposto de Renda? Veja como funciona