Ganhar dinheiro sempre é bom e é exatamente isso que pode ocorrer com milhares de brasileiros nos próximos dias, se bem, que o termo correto nem é ‘ganhar’, mas sim, recuperar aquele dinheiro esquecido. Muitos não sabem, mas vários brasileiros por vários motivos, acabaram esquecendo dinheiro em inúmeras instituições bancárias, todavia, agora, o Banco Central está estruturando um sistema que irá permitir a consulta pelo CPF de cada cidadão e o saque imediato, entenda como irá funcionar.
Ao todo, há cerca de R$ 8 bilhões esquecidos
Não se sabe ao certo o que leva uma pessoa esquecer dinheiro no banco, talvez, seja porque na época, o valor era considerado irrisório para ela, por isso, decidiu deixar lá e acabou esquecendo, em outros casos, a pessoa pode ter encerrado alguma conta corrente e não quis sacar os valores que lá estavam, em síntese, há várias possibilidades para o esquecimento.
Mas o fato é que agora, ficará mais fácil os trabalhadores recuperarem este valor, uma vez que o Banco Central está estruturando a ferramenta Valores a Receber. Trata-se de um sistema que vai auxiliar todos os trabalhadores a consultarem, de maneira prática e rápida, além disso, o saque também deve ser facilitado, para que o cidadão não precise esperar cronogramas.
Infelizmente, o novo sistema ainda não foi lançado, mas ao que tudo indica, ele será inovador, uma vez que será bem melhor do que o que foi usado em períodos anteriores. E para melhorar ainda mais, o Banco Central anunciou que novas instituições bancárias seriam adicionadas, para que pudessem abranger mais pessoas ainda.
Veja também: Limite de R$ 5 MIL no Nubank: aprenda como solicitar esse benefício
O portal que o Banco Central está fazendo, servirá para quê?
O portal servirá para fazer o intermédio entre cada pessoa e os valores que elas têm a receber das instituições bancárias. Claro, elas irão verificar, se tiver algum saldo, receberão o saque. Como já salientado, o processo ficará bem mais fácil do que era anteriormente.
Todavia, o sistema no momento ainda não está disponível para o usuário final, mas algumas novidades já foram anunciadas, como por exemplo, não será mais obrigatório fazer o agendamento para saques, agora, os valores podem ser solicitados na primeira consulta do cidadão ao banco de dados. Além disso, novas informações foram adicionadas ao sistema, para que ele fique mais completo ainda.
Por fim, o Banco Central em nota, reforçou que o sistema não está funcionando ainda, ou seja, qualquer link enviado por alguma mídia social, tentando induzir as pessoas a introduzirem informações pessoais a fim de verificar se tem algum valor esquecido, é falso.
Veja também: STF toma decisão que pode inflar dívidas das empresas brasileiras