A aposentadoria por invalidez gera muitas dúvidas e todos acham que é difícil, mas o que ninguém imagina é que os casos que mais acontecem afastamento por esse tipo de aposentadoria do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – é por doenças de coluna, essas doenças deixa a pessoa incapacitada de trabalhar.
Por dados, estima-se que 65% a 80% da população sofre com dores nas contas durante alguma fase de sua vida. Para saber mais, a aposentadoria por incapacidade é concedida a Dorsalgias (dores nas costas), também tem as doenças da coluna como lombalgia (que é uma dor na altura da lombar), cervicalgia (que é uma dor na altura da cervical), esses são considerados mais dolorosos que ataca a coluna vertebral.
Quais são as doenças na coluna que pode pegar aposentadoria por invalidez?
Vamos listar abaixo algumas doenças da coluna que dá direito a essa aposentadoria por incapacidade permanente, entre elas são:
- Protusão discal
- Hérnia de Disco
- Osteofitose (Bico de Papagaio)
- Espondiloartrose Anquilosante
- Discopatia degenerativa
- Escoliose
- Lombalgia
- Artrose
- Lordose
- Cervicalgia
Quais os requisitos para se aposentar?
Lembrando que toda categoria de aposentadoria é necessária que a pessoa esteja dentro dos requisitos e a aposentadoria por incapacidade não fica de fora, é preciso se tentar aos requisitos:
- É preciso que a pessoa cumpra uma carência de ao menos 12 contribuições mensais (casos de isenção é apenas avaliados pela perícia médica).
- Qualidade do segurado: a pessoa precisa estar contribuindo no momento da causa pela incapacidade, ou ao menos cumprir metade da carência ade 12 meses perante a filiação da Previdência.
- Trazer uma comprovação da perícia médica, ou comprovar a doença ou o acidente que causou a incapacidade permanente.
Veja também: Atenção, aposentado! Mudanças no 13º salário do INSS; notícia é boa
Documentos necessário para a perícia médica
Quando a pessoa for agendar a perícia médica não pode esquecer dos documentos no dia do exame, é de suma importância. Leve esses documentos:
- RG, CPF
- Carteira de trabalho
- Carnê de contribuição
- Outros documentos que comprovem o pagamento do INSS
- Todos documentos médicos que usou no tratamento 9exemplo: atestado médico, exame, relatório entre outros)
- Para quem é empregado deve levar uma declaração carimbada e assinada e precisa estar também a data do último dia do trabalho.
Veja também: 13º salário do INSS será adiantado ainda no começo de 2023? Confira o calendário