Atividades realizadas de forma online/remota requer bastante disciplina, sobretudo porque, apesar da possibilidade de flexibilização, é mais fácil acabar se distraindo ou priorizando outras tarefas. Pensando nisso, separamos várias dicas para quem deseja construir uma rotina produtiva satisfatória desde a base mais fundamental para isso.
Além disso, após entender melhor sobre quais são os pilares mais gerais que constituem a produtividade, veja também alguns recursos disponíveis através do Google para fazer a rotina funcionar ainda melhor.
Produtividade: como manter disciplina
A produtividade é, basicamente, a medida da eficiência com que uma pessoa ou organização transforma recursos em resultados, ou seja, é a capacidade de realizar mais trabalho em menos tempo ou produzir mais bens ou serviços com os mesmos recursos.
Nesse sentido, existem alguns pilares que podem sustentar essa eficiência, o que deve estar sempre atrelado com o estabelecimento e manutenção de uma rotina sólida. Veja as dicas que podem fazer toda a diferença na hora de manter uma rotina produtiva:
- Manter os horários regulares de trabalho, sobretudo quando as atividades são realizadas de forma online/remota;
- Eliminar distrações como redes sociais e demais notificações;
- Organizar o ambiente de trabalho de modo que fique sempre limpo, confortável e iluminado;
- Definir objetivos claros e realistas com o auxílio de uma lista de tarefas para acompanhar o progresso;
- Tirar intervalos regulares para descansar e renovar energias;
- Dormir o suficiente para ter energia e claridade mental.
Apesar das dicas que podem ser bem gerais, é importante lembrar que cada pessoa é única e o que funciona para uma, pode não funcionar para outra. Sendo assim, é preciso testar cada possibilidade e, dessa forma, definir uma rotina sem deixar de lado o descanso e a flexibilização quando necessário.
Veja também: Telegram agora permite ler e escrever em qualquer língua nas conversas
Aplicativos Google para produtividade
As dicas e indicações de caminhos e comportamentos na hora de construir uma rotina produtiva e satisfatória é, sem dúvidas, a base primordial nesse processo. Mas para além disso, existem algumas ferramentas disponíveis que podem tornar tudo isso mais simples, estamos falando dos recursos desenvolvidos pelo Google, responsáveis por ajudar na produtividade e em pesquisas. Veja quais são.
Google Documentos
Também conhecido como Google Docs, o Google Documentos se constitui como um software de processamento de texto online gratuito que permite a criação, edição e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações através da nuvem. Ou seja, é possível acessar arquivos de qualquer lugar e dispositivo com uma conexão à internet.
Google Acadêmico
Já o Google Acadêmico é uma ferramenta de busca de artigos científicos, teses e dissertações, também oferecida pela Google. Sendo assim, ele é projetado para ajudar os pesquisadores a encontrar informações científicas relevantes em suas áreas de interesse através de ferramentas de busca que utilizam palavras-chaves específicas ou frases, filtrando resultados por data ou fonte.
Google Slides
Google Slides é um programa de apresentações online que, semelhante ao PowerPoint, permite a criação e edição de apresentações na nuvem, podendo conter textos, imagens, gráficos, tabelas, e mais.
Google Planilhas
Semelhante ao Excel, o Google Planilhas oferece possibilidades de criação de planilhas online e na nuvem, no qual o usuário poderá organizar e analisar dados, criar gráficos e tabelas, realizar cálculos, e mais.
Google Formulários
Por fim, o Google Formulários, mais conhecido por Google Forms, é a ferramenta utilizada para criar, editar, acessar e visualizar formulários online a fim de coletar informações, como pesquisas, feedbacks, questionários, entre outros.
Lembrando que, para utilizar qualquer uma das ferramentas mencionadas acima, é necessário ter uma conta do Google, como uma conta do Gmail, por exemplo. Para tanto, a conta pode ser criada de forma gratuita, basta fornecer alguns dados e informações pessoais.
Veja também: PREPARE O BOLSO! Preço dos produtos pode ficar mais caro no Brasil