Pix fora do ar: o que pode ser feito nessa hora?

A noite desta sexta-feira (3) foi de complicações para quem precisou transferir dinheiro por meio do Pix. Uma instabilidade nos sistemas do Banco Central (BC) que processam as transferências  interrompeu o serviço por pouco mais uma hora. O Pix fora do ar deixou muitas pessoas na mão.

O problema, informou o BC à Agência Brasil, durou uma hora e 13 minutos e foi resolvido pouco antes das 22h. No entanto, os correntistas continuarão a ter dificuldades nas próximas horas por causa do fluxo represado de operações. Até na manhã deste sábado (4), muitas pessoas relataram problemas nas transferências.

Imagem: Jeane de Oliveira. / noticiadamanha.com.br

Acúmulo de transações por Pix continua gerando instabilidade

“Os sistemas do Banco Central do Brasil responsáveis pelo processamento do PIX apresentaram instabilidade entre 20h32 e 21h45. A partir das 21h45 os sistemas voltaram a operar normalmente. Possíveis lentidões podem ainda ocorrer em função do acúmulo de transações durante o período de instabilidade”, informou o BC à imprensa.

Segundo o site Downdetector, que monitora reclamações de serviços, durante quase todo o dia, o Banco Central (BC), que administra o PIX, não enfrentou problemas. Às 20h38, o número de reclamações saltou de 0 para 11 naquele minuto. O número de queixas simultâneas saltou para 56 às 20h48 e para 194 às 21h46.

Veja também: Justiça determina que bancos são responsáveis por PIX errado

Nos sites de bancos monitorados pelo Downdector, o padrão de reclamações está parecido, com as queixas disparando a partir das 20h40. A página acompanha as reclamações das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Inter e bancos digitais como Nubank, Next e C6 Bank, entre outros.

Na maioria dos bancos, o volume de reclamações começou a cair por volta das 21h15, mas continua bastante acima da média. Na página do Banco Central, o pico ocorreu às 21h31, quando foram registradas 246 queixas simultâneas.

Serviço normalizada, mas se acontecer de novo, o que você pode fazer?

O serviço já foi normalizado, mas se o Pix ficar fora do ar mais uma vez, o que você pode fazer?

1 – A primeira coisa a ser feita é checar se o problema é só com você ou se outras pessoas também estão passando por isso;

2 – Verifique suas conexões;

3 – Tire dinheiro em caixa eletrônico por segurança;

4 – Você pode realizar transferências comuns – muitos bancos oferecem gratuidades entre contas da mesa instituição;

5 – Você pode gerar boletos e pagar por eles;

6 – Encontre outras plataformas de transferências;

7 – Pagar à vista é sempre uma opção;

8 – Use débito ou crédito.

Outros períodos de instabilidade podem acontecer no futuro com o Pix. Então é melhor já ter uma estratégia como plano B.

veja também: Banco Central liberou cancelamento do Pix? Descubra