4 ingredientes PERIGOSOS presente em tintas para cabelos brancos

As tintas para cabelos brancos já fazem parte do processo de envelhecimento, principalmente no que diz respeito ao público feminino.

Afinal, com o passar dos anos a melanina é produzida em uma quantidade cada vez menor, fazendo com que os fios percam cada vez mais sua coloração natural. E, nesta hora, a vontade de recorrer às tinturas é inevitável.

É preciso, porém, se atentar muito às escolhas feitas, uma vez que muitos desses produtos levam em sua formulação alguns ingredientes que podem ser extremamente perigosos, como explicado no tópico a seguir.

4 ingredientes PERIGOSOS presente em tintas para cabelos brancos
As tintas para cabelos brancos podem conter ingredientes muito perigosos | Imagem: Lindsay Cash / unsplash.com

Ingredientes que fazem com que as tintas para cabelos brancos sejam perigosas

Danos aos fios, ao couro cabeludo e à saúde como um todo podem ser causados pelos seguintes ingredientes presentes nas tintas para cabelos brancos:

Amônia

A amônia é um dos ingredientes mais famosos desse tipo de tintura, e acredita-se que ela seja responsável pela maior duração da cor nos fios brancos.

Ocorre, porém, que ela também pode levar esses fios a ficarem extremamente quebradiços e secos, isso sem citar a irritação que pode causar na pele.

Peróxido de hidrogênio

O grande perigo deste ingrediente está relacionado diretamente aos fios.

Afinal, quando usado em excesso, o peróxido de hidrogênio pode tornar a cor muito mais clara e descolorida do que o desejado, por causa do seu efeito oxidante. Além disso, os fios inevitavelmente ficarão mais opacos, secos e frágeis, sem o aspecto bonito e saudável que as pessoas buscam.

PPD (Parafenilenodiamina)

O PPD, especificamente, é usado literalmente para dar cor aos fios, o que faz com que seja indispensável, não é mesmo?

No entanto, não é raro que esse corante cause reações diversas em que utiliza tintas para cabelos brancos que tenham em sua fórmula. Reações essas que incluem descamação da pele e coceira, e que em casos mais sérios podem até mesmo levar a dificuldades respiratórias.

Resorcinol

Os perigos que envolver o Resorcinol são “uma mistura” de todos os perigos já citados anteriormente. Ou seja: ele pode danificar tanto os fios, que podem perder o brilho, quanto a pele, causando muita coceira, vermelhidão e descamação.

Veja também: Cosméticos de cabelo podem causar CEGUEIRA; confira a lista deles

Um verdadeiro pesadelo para as mulheres vaidosas

Ficar grisalha pode ser um verdadeiro pesadelo para qualquer mulher, principalmente quando, na hora de recorrer às tintas para cabelos brancos, percebe-se que esses produtos podem mais atrapalhar do que ajudar.

Porém, não é preciso se desesperar: o mercado já conta com diversas alternativas mais seguras e sustentáveis, que cobrem os fios com a cor desejada sem que, para isso, precisem danificá-los ou causar males à saúde.

Existem tinturas à base de óleos vegetais e plantas, por exemplo, valendo a pena pesquisar a melhor opção para cada caso e necessidade. Mas, claro: independentemente da escolha, é sempre importante seguir atentamente as recomendações da embalagem, incluindo o teste de toque, e parar o uso ao menor sinal de que algo está errado.

Veja também: Nascer e pôr do Sol influenciam a sua mente; é o que diz a ciência