Proteja-se contra golpes na internet com dicas essenciais. Saiba o que fazer imediatamente para evitar prejuízos e recuperar o que foi roubado. Informações indispensáveis.
Os golpes na internet têm se tornado cada vez mais comuns e sofisticados. Os criminosos utilizam diversos recursos para enganar, manipular e forçar usuários a cederem informações pessoais e dados bancários.
Sites falsos, golpes do Pix, roubos de perfis em redes sociais e ofertas imperdíveis são alguns dos modelos mais frequentes. Para se proteger deste crime, é fundamental aprender a reconhecer quando ele ocorre e saber como proceder ao se tornar uma vítima.
A seguir, veja como reconhecer uma fraude e o que fazer caso você caia em um golpe online.
Quais são os tipos de golpes online?
Os golpes online visam obter e roubar informações pessoais, dados sigilosos ou dinheiro das vítimas. Eles podem ocorrer de diversas formas, como sites, e-mails falsos e vírus.
Com o avanço de tecnologias como a inteligência artificial, os golpes online estão cada vez mais complexos. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
- Phishing: Mensagens fraudulentas que aparentam ser de fontes confiáveis, visando roubar informações de quem acessar arquivos ou links.
- Catfishing: Perfis falsos que utilizam a identidade de outra pessoa para enganar ou manipular outros online.
- Golpes de emprego: Vagas falsas que visam roubar dados pessoais dos inscritos, geralmente apresentando salários e benefícios acima da média de mercado.
- Golpes de lojas online: Sites falsos de marcas ou empresas cujo objetivo é roubar os dados do cartão de crédito e/ou dados pessoais do comprador.
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Como reconhecer um golpe online?
A forma de identificar uma fraude online varia conforme o formato do golpe, mas muitos padrões são comuns entre eles. Confira algumas técnicas:
- Verifique erros na URL.
- Confirme que o site começa com “https://”.
- Analise se os preços e ofertas estão muito abaixo do esperado.
- Veja se há resenhas e avaliações de compradores.
- Examine se há pouca ou nenhuma informação sobre a empresa no site.
Caso você suspeite de um e-mail ou mensagem recebido:
- Observe o endereço de e-mail (empresas sérias possuem domínio próprio, portanto, não irão ter e-mails que terminam em @gmail.com, @yahoo.com.br ou @outlook.com).
- Procure a empresa no Google e verifique os dados.
- Verifique o tom de voz utilizado na mensagem. Muitos golpes usam tons de urgência para fazer o leitor agir rápido, como dizer que sua conta será bloqueada ou que uma compra foi feita no seu cartão.
Caso você suspeite de um perfil falso ou roubado na rede social:
- Investigue números de seguidores e tipos de postagens da conta.
- Caso seja o perfil de uma pessoa que conheça, entre em contato com ela por outros meios.
- Veja se as fotos postadas são retiradas de outros perfis ou de bancos de imagens online.
O que fazer após cair em um golpe online?
Veja dicas:
1. Pare qualquer tipo de contato com o golpista
Assim que perceber a tentativa de fraude, corte a comunicação imediatamente. Não responda mensagens e, se possível, bloqueie o golpista para impedir novas conversas.
Isso previne tentativas de manipulação e futuros golpes. Caso você já tenha realizado algum pagamento ou acredita que o golpista já roubou seus dados, siga os próximos passos.
2. Contate o seu banco ou instituição financeira
Se você fez alguma transferência para o golpista, existem formas de reverter ou minimizar as consequências.
Por exemplo, se realizou algum pagamento com cartão de crédito ou débito, entre em contato com o banco para reportar o golpe e impedir novas transferências.
Outra solução é congelar a conta e, se possível, emitir um novo cartão. Isso impede que a pessoa com suas informações realize outras compras ou pegue empréstimos em seu nome.
Se realizou o pagamento via Pix, utilize o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta do Banco Central.
Tire um print da tela de transferência e entre em contato com a instituição financeira para relatar o golpe. O banco analisará o caso e acionará o MED. Se o golpe for comprovado, o dinheiro será devolvido em até 96 horas após a avaliação.
3. Não faça novos pagamentos
Uma prática comum entre golpistas é contatar vítimas com a promessa de reaver o dinheiro perdido mediante pagamento de uma taxa.
Não realize este ou nenhum pagamento adicional solicitado pelo golpista. Para se proteger, bloqueie o contato para evitar que seu perfil continue exposto.
4. Mude senhas e monitore atividades suspeitas
Se houver possibilidade do golpista ter acesso aos seus perfis online, modifique a senha da rede onde sofreu o golpe.
Além disso, troque as senhas de aplicativos bancários, e-mails e outras plataformas online que possuem senhas semelhantes.
Opte por senhas grandes e fortes, com mais de dez caracteres, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos especiais. Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança.
5. Atualize softwares de segurança
Para evitar que o golpista tenha acesso ao seu computador ou celular, atualize os softwares de segurança dos aparelhos.
Atualize antivírus e firewall, realizando uma varredura para escanear possíveis vírus. Além de encontrar qualquer malware instalado, isso corrigirá vulnerabilidades e protegerá o eletrônico de novos riscos.
6. Avise seus contatos
Em alguns tipos de fraudes online, os golpistas utilizam as redes sociais da vítima para tentar novos cibercrimes.
Se você perdeu acesso às suas contas, além de tentar recuperá-las, avise amigos e conhecidos que você não tem mais a posse do perfil. Aconselhe-os a não interagir com a conta e, se possível, denunciá-la.
7. Registre um boletim de ocorrência
O boletim de ocorrência é uma garantia e segurança para contestar a compra realizada ou solicitar o reembolso do dinheiro enviado.
Além disso, as autoridades podem identificar a pessoa responsável pelo golpe e impedir que outras sejam enganadas da mesma forma. O boletim pode ser registrado na sua delegacia local ou online através do sistema Sinesp Delegacia Virtual (DEVIR).
Seguindo esses passos, você pode minimizar os danos e proteger suas informações pessoais. É fundamental estar sempre alerta e informado para evitar cair em golpes na internet.
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