Para quem está enfrentando dificuldades financeiras e possui dívidas acumuladas, uma alternativa válida é o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas, será que é possível empregar esse recurso para pagar todos os tipos de dívidas? E como efetuar o saque? Este guia traz esclarecimentos importantes sobre como quitar dívidas com o FGTS e outras dúvidas relacionadas.
Como usar o FGTS para pagar dívidas?
O FGTS, na maioria dos casos, é restrito ao financiamento habitacional. No entanto, é possível utilizar o saque-aniversário do FGTS para outros fins. Esta modalidade permite o saque anual de uma parte do saldo no mês de aniversário do trabalhador. Através de um empréstimo, é possível antecipar esses valores e usá-los como desejar, inclusive para pagar dívidas de banco ou cartão de crédito.
A antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo, onde o valor antecipado é descontado diretamente do FGTS. Isso oferece uma alternativa sem a necessidade de gerar boletos ou comprometer o orçamento mensal. Além disso, os juros cobrados são menores comparados a outras modalidades de crédito, como empréstimos pessoais ou cartão de crédito.
Não existe uma lei que permita o uso direto do FGTS para quitar empréstimos, exceto aqueles garantidos pelo próprio fundo, como é o caso na antecipação do saque-aniversário. Assim, uma opção é usar o empréstimo do FGTS, antecipando alguns anos do saque-aniversário, para quitar empréstimos externos.
Leia mais: Saque aniversário do FGTS: as mudanças estão chegando
Em que casos isso é permitido?
Além das situações já mencionadas, o trabalhador pode sacar o FGTS em diversas outras circunstâncias, como aposentadoria, aquisição da casa própria, demissão sem justa causa, entre outros.
O uso do FGTS para pagar parcelas de financiamento habitacional está previsto na Lei 8.036/1990. É possível usar o fundo para amortizar ou liquidar o saldo devedor, pagar parte das prestações ou quitar parcelas em atraso, desde que respeitados os limites da lei.
Tipos de saques do FGTS
Para realizar a antecipação do FGTS e quitar dívidas, plataformas como a Meu Tudo oferecem um processo seguro e transparente. O procedimento é totalmente online, sem burocracias e filas, garantindo praticidade e rapidez.
Guia para Antecipação do Saque-Aniversário
- Opção pelo Saque-Aniversário: Primeiramente, é necessário optar pela modalidade saque-aniversário no aplicativo FGTS.
- Antecipação Via meutudo: Após habilitar a modalidade, é possível antecipar até 12 anos do saque-aniversário através do site ou aplicativo da meutudo.
- Cadastro e Contratação: O processo de contratação na meutudo é simples e 100% online, bastando realizar o cadastro e seguir as instruções.
O FGTS se apresenta como uma ferramenta valiosa para aliviar as finanças pessoais, principalmente para quem está lidando com dívidas. As possibilidades de uso do fundo vão além do financiamento habitacional, especialmente com a opção de antecipação do saque-aniversário. Com informação e planejamento, é possível utilizar o FGTS de forma estratégica para melhorar a saúde financeira.
Leia mais: Quando acaba o saque-aniversário do FGTS em 2024? Entenda