A legislação de trânsito tem implementado novas regras que demandam mais atenção de motoristas que não desejem ser surpreendidos por desagradáveis e pesadas multas. No entanto, existem outras irregularidades cometidas pelo passageiro e que pode recair diretamente no condutor do veículo. Acompanhe a leitura, logo abaixo, e entenda as sete práticas passíveis de penalidade, segundo as leis de trânsito.
Quem paga a conta é você
Dirigir com segurança vai além de manter as mãos no volante e os olhos na estrada. As ações e o comportamento dos passageiros também podem ser fundamentais, podendo resultar em penalidades para o condutor, caso algumas infrações sejam presenciadas por autoridades de trânsito.
Siga a leitura, logo abaixo, e entenda os tipos de comportamentos que podem ‘cair na conta’ do condutor do veículo por conta de terceiros.
Leia mais: Simples atitude no trânsito pode resultar em grande prejuízo; confira
Os 7 erros do passageiro que custam caro ao motorista
A seguir, entenda algumas situações em que o motorista pode ser penalizado devido às ações dos ocupantes do veículo.
1. Excesso de barulho e bagunça
Viagens com barulho excessivo, desordens ou brigas entre os ocupantes podem ser uma distração significativa para o motorista, aumentando o risco de acidentes e podendo levar a penalidades.
2. Cautela ao transportar idosos e passageiros com problemas de saúde
Transportar idosos ou passageiros machucados requer atenção especial. O motorista deve garantir a segurança e o conforto desses passageiros, evitando situações que possam agravar seu estado durante a viagem.
3. Crianças desacompanhadas
Crianças pequenas devem sempre estar acompanhadas e transportadas em cadeirinhas apropriadas, de acordo com idade e peso. O descumprimento dessas regras pode resultar em multas significativas.
4. Falta de uso do cinto de segurança do passageiro
O uso do cinto de segurança é vital. Todos os passageiros devem utilizá-lo, independentemente do assento no veículo. A negligência nesse aspecto compromete a segurança e pode resultar em multa para o motorista.
5. Excesso de passageiros
Transportar mais pessoas do que o permitido é uma infração de trânsito, aumentando o risco de acidentes e acarretando multas e penalidades.
6. Passageiros com estado psicológico alterado
Passageiros sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas podem ser imprevisíveis e perigosos, representando risco para a segurança e podendo resultar em responsabilizações legais para o condutor.
7. Outras distrações
Comportamentos que desviam a atenção do motorista, como falar alto, movimentar-se excessivamente ou usar dispositivos que distraiam, podem prejudicar a segurança.
Conclusão
Como motorista, a responsabilidade é garantir não apenas sua segurança, mas também a de todos os ocupantes do veículo.
Fique atento ao comportamento dos passageiros, adotando medidas para manter a direção segura e dentro das normas de trânsito. Prevenir é sempre melhor do que remediar, especialmente quando se trata de segurança nas estradas.
Você sabia? Assista ao vídeo abaixo e conheça cinco infrações de trânsito que provavelmente você não conhecia!
Leia também: Motorista que não ficar atento pode levar multa de R$ 880