Quem possui algum veículo no Brasil, precisa ficar bastante atento em todos os tributos que são cobrados, pois caso o prazo para o pagamento deles seja encerrado, pode ocorrer a incidência de juros sobre o valor que deveria ser pago e em casos mais graves, o titular do débito é inserido na dívida ativa. Portanto, caso você ainda não tenha pago o IPVA, aproveite a última grande chance que haverá, confira.
Prazo original terminou em outubro
Todos os anos os condutores devem pagar o débito em questão, entretanto, o prazo original para realizar o pagamento do tributo acabou no último mês, isto é, outubro. Contudo, o órgão de trânsito competente já afirmou que ainda há como realizar o pagamento da dívida.
Em contrapartida, é preciso ficar atento aos prazos, caso contrário, multas adicionais e outros encargos poderão ser aplicados. Então, para assegurar que o valor do IPVA será cobrado apenas com a multa mínima de 8%, é preciso pagar o valor até o final de novembro.
Caso o condutor pague apenas após o mês de novembro, o valor que ele deverá repassar ao órgão de trânsito é bastante superior, sendo que a multa máxima é de 20%, além da inscrição na dívida ativa.
Veja também: Pagar Apenas 35% Da Conta De Luz É Possível Desde 2011, Mas Poucos Sabem
Vários veículos estão circulando com o IPVA atrasado
Atualmente, o número de veículos que encontram-se com o IPVA atrasado e mesmo assim estão circulando é altíssimo. De acordo com informações fornecidas pela Gerência de IPVA da Secretaria de Economia de Goiás, de toda a frota da região, 34% da frota tributável não pagou o IPVA.
Então, aos que estão devendo, é necessário pagar a dívida o quanto antes, a saber, o Documento de Arrecadação (Dare) que é destinado a todos os proprietários de veículos.
Lembrando que ele só ficará disponível até o dia 10 de dezembro, após isso, será transferido ao site da Economia, através dele, será possível parcelar os débitos.
Veja também: Veja Como Sacar Até Mais De R$ 2.900,00 Da Caixa, Todos Os Anos, Sem Empréstimo
Possibilidade de efetuar o parcelamento
Aos proprietários de veículos que o final da placa demonstra o vencimento do IPVA para 2023, poderão parcelar o débito em até 6 vezes consecutivas, de janeiro de 2024 em diante. Aos que possuem dívidas de anos anteriores, já podem regularizar a situação acessando o site da secretaria.
Confira a seguir os prazos e os descontos inerentes ao pagamento do IPVA:
- Em até 30 dias após o vencimento: multa de 8%;
- Entre 31 e 60 dias após o vencimento: multa de 12%;
- De 61 dias até a véspera da dívida ativa: multa de 14%;
- Inscrição na dívida ativa em 90 dias: multa de 15%;
- Após 90 dias que o débito foi para a dívida ativa: multa de 20%.
Confira no vídeo a seguir todos os tributos que os condutores devem pagar