Todos cobiçavam e hoje ninguém liga: tecnologias dos anos 80 e 90

Os anos 80 e 90 foram marcados por avanços tecnológicos expressivos, que conquistaram a imaginação. Estas tecnologias se tornaram cobiçadas, se tornando verdadeiros símbolos de status.

Neste período, testemunhamos o surgimento de inovações que não transformaram nosso estilo de vida, trabalho e entretenimento, mas também inspiraram visões empolgantes de um futuro tecnológico.

Neste artigo, embarcaremos em uma jornada no tempo, explorando 10 tecnologias dos anos 80/90 que despertavam o desejo de todos. A seguir, continue lendo para saber todos os detalhes.

Tecnologias dos Anos 80 e 90 que já foram símbolos de status
Tecnologias dos Anos 80 e 90 que já foram símbolos de status/ Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Tecnologias que revolucionaram uma época

Algumas tecnologias evoluíram, como celular, que se ornou praticamente um computador de bolso. Por outro lado, opções como o Walkman já nem existem mais, já que a maneira de ouvir música também mudou ao longo dos anos, com o advento dos streamings de música.

A seguir, confira os gadgets que marcaram uma geração e outros que já evoluíram tanto, que nem lembramos mais como eles eram quando foram lançados.

Walkman da Sony

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

A sessão nostalgia começa com um gadget que foi muito cobiçado por uma geração de jovens. O Walkman da Sony, lançado em 1979, revolucionou a experiência musical, e se tornou item indispensável para os amantes da música nas décadas seguintes. Com seu design compacto e fones de ouvido estéreo, o Walkman simbolizava mobilidade e liberdade musical.

Nintendo Entertainment System (NES)

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

O Nintendo Entertainment System (NES), lançado em 1985, trouxe os videogames para os lares, conquistando corações com jogos icônicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, moldando a cultura gamer.

Telefone celular

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

Os telefones celulares, inicialmente volumosos e caros, tornaram-se acessíveis e portáteis nas décadas de 80 e 90, transformando-se em símbolos de status e desencadeando uma revolução nas comunicações.

Computador pessoal

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

Os anos 80 marcaram o advento dos computadores pessoais, com o IBM PC e o Apple Macintosh liderando a revolução digital. Ter um computador em casa permitiu explorações diversas, desde jogos até programação.

TV tela plana

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

A transição dos televisores CRT para os de tela plana nos anos 90 ofereceu uma experiência de visualização imersiva, tornando-se um indicador de status e qualidade de entretenimento.

Videocassete

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Internet

O videocassete, também conhecido como VCR, foi uma revolução nas décadas de 80 e 90, possibilitando a gravação e reprodução de programas e filmes em casa.

Internet discada

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

A popularização da internet discada nos anos 90 trouxe a promessa de informação instantânea, comunicação por e-mail e acesso a recursos online, realizando o sonho de muitos de ter uma conexão à internet em casa.

Leia mais: O futuro chegou: 12 tecnologias que devem dominar em 2024

Câmera Polaroid

Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

As câmeras Polaroid foram uma tecnologia desejada dos anos 80/90, oferecendo a conveniência de fotos instantâneas e eliminando a espera pelo processo de revelação.

Relógio Digital Multifuncional

Foto: Divulgação Internet

Relógios digitais multifuncionais, com calculadoras e alarmes personalizáveis, tornaram-se uma tendência de moda nos anos 80, simbolizando a fusão entre estilo e tecnologia.

Atari

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Internet

O Atari, lançado em 1977, foi um ícone dos videogames caseiros nos anos 80, introduzindo jogos clássicos como “Pac-Man” e “Space Invaders”, deixando um legado duradouro na cultura pop.

Estas tecnologias, que marcaram uma era de progresso, continuam a ser ícones nostálgicos, inspirando gerações e moldando o mundo tecnológico contemporâneo.

Leia mais: Tecnologia será a grande carreira de 2024; quanto ganha um profissional?