Se tem uma coisa que alegra o coração dos brasileiros, é o preço baixo. E para isso, há uma data no ano onde os valores dos produtos são reduzidos, trata-se da Black Friday, que acontece todo mês de novembro e em 2023 não será diferente, portanto, confira todas as informações sobre o tema e como se proteger dos golpes que são amplamente aplicados nesta época.
O que é a Black Friday?
O período em questão ficou famoso em todo o mundo, já que neste dia em questão, todo o comércio oferece vários descontos. Por conta disso, é uma data bastante aguardada pelos brasileiros.
Principalmente, por conta dos descontos altíssimos que há em vários itens, não apenas em bens de consumo. Já que até mesmo eletrônicos, móveis, viagens e CNH, por exemplo, entram no meio das ofertas.
Em 2023, a Black Friday irá acontecer no dia 24 de novembro, mas já é costume de todas as lojas realizarem várias ações nas semanas que antecedem a data, como uma espécie de “preparação”.
Veja também: Cupons Da Black Friday Já Estão Circulando; Veja Como Conseguir
Qual a melhor maneira de aproveitar o período?
Engana-se quem acha que basta ir às compras e pronto, estará aproveitando a Black Friday, já que durante todo o período, é importante realizar algumas análises. Vejas as principais dicas para tirar o máximo proveito do momento:
- Anote todos os itens que deseja comprar: não saia de casa sem saber o que irá comprar, pois ao realizar essa ação, as chances de dar errado são grandes. Priorize aqueles produtos que já estavam na lista há bastante tempo;
- Pesquise os valores antes: não realize a compra na primeira loja que ver, sempre pesquise antes. É interessante pesquisar o valor do produto antes mesmo da Black Friday, para ao chegar no período, saber se realmente há desconto ou é o famoso “metade do dobro”;
- Compare todas as ofertas: também é importante realizar a comparação entre todas as ofertas, para evitar comprar itens que em outros locais são mais baratos, sempre opte pela oferta mais vantajosa.
Também é interessante guardar dinheiro para realizar as compras à vista, pois geralmente, além dos descontos comuns, há os descontos pelo método de pagamento em questão.
Veja também: Fatura Do Cartão: Pagar Antes Do Vencimento Aumenta O Score?
Como não cair em golpes na Black Friday
Sempre priorize compras presenciais, onde é possível ver o produto e tocá-lo, para não acabar levando gato por lebre. Já que ao visualizar os itens na própria loja, é possível ter uma maior noção de todas as características dele.
No caso dos itens que são online, verifique bem antes o site em questão, veja se ele possui certificado de segurança e se de fato é verídico e não uma página falsa.
Por fim, mesmo estando em um excelente período de promoções, não caia em todas as ofertas, pois há algumas, que são tão boas que acabam enganando os compradores, mas é apenas uma grande furada.
Confira no vídeo a seguir a origem da Black Friday