Minha Casa, Minha Vida anuncia vantagem para inscritos do CadÚnico

Acaba de chegar uma excelente notícia para vários brasileiros, a saber, aqueles que fazem parte do Cadastro Único e são beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida tomada é de suma importância para diminuir o número de famílias que não têm uma moradia própria e acabam pagando altos valores em aluguel, confira.

Governo anuncia excelente notícia para inscritos no CadÚnico | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Qual a finalidade do CadÚnico?

A finalidade do Cadastro Único é conseguir reunir em um só local, várias informações sobre os brasileiros, sobretudo, aqueles que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Por conta disso, a depender da situação econômica de cada família, eles são remanejados para programas sociais específicos.

Por conta disso, atualmente, o Cadúnico é considerado um “passaporte” para conseguir pleitear uma vaga em qualquer benefício do governo, principalmente, os que são de caráter assistencial, como é o caso do Bolsa Família e do BPC.

Dito isso, é fato que esse foi o motivo que o Governo utilizou para oferecer as vantagens inerentes ao Minha Casa, Minha Vida apenas para quem está inscrito no CadÚnico.

Veja também: Comunicado Geral: Ministro Anuncia Mudança No Bolsa Família E Garante Facilidades

Quais pessoas serão impactadas?

Todas as pessoas que estão no Bolsa Família e no BPC e claro, utilizaram o Minha Casa, Minha Vida para realizar a aquisição de sua casa em um determinado momento de suas vidas. Elas terão direito a isenção das parcelas que ainda faltam ser pagas. 

Vale lembrar que o programa assiste atualmente brasileiros com renda entre R$ 1,8 mil até R$ 9 mil. Ao todo, cerca de 27 milhões de beneficiários poderão usufruir da isenção citada. 

Lembrando que a decisão vale para os contratos que estão sendo subsidiados com recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial, Fundo de Desenvolvimento Social e do Programa Nacional de Habitação Rural.

Veja também: Pagamento Liberado Para O PIS/Pasep 2024; Está Diferente

O que irá mudar com a medida?

Desde que a nova regra entrou em vigor, o Governo deu 30 dias para que a Caixa pudesse colocar as novas regras em prática. Com isso, os contratos que estão dentro dos critérios estabelecidos para receber a isenção, terão o benefício concedido. 

Segundo especialistas, a medida chegou em um excelente momento, pois no Brasil, há milhares de famílias que encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza e mesmo assim, precisam pagar aluguel. 

Vale destacar que 27% da população brasileiro vive pagando aluguel e 3% vive “de favor” em imóveis de terceiros. Portanto, realizar a aquisição da moradia própria é de suma importância,

Confira no vídeo a seguir os benefícios do programa MCMV