Não é de hoje que a dipirona é uma grande conhecida dos brasileiros. O Brasil é um país cujo o Sistema de Saúde ainda está em constante evolução — e por anos era comum ser entregue apenas dipirona em qualquer caso de dor, febre, etc. Logo, o remédio se tornou um dos mais conhecidos e queridos nacionalmente. Entretanto, por que será que em outros países como Japão ela é proibida? Veja abaixo todos os detalhes.
Por que a dipirona é proibida em alguns países?
Talvez a dipirona seja um dos remédios mais conhecidos no Brasil, se não o remédio mais conhecido. Isto porque seu preço é acessível e o medicamento traz uma série de benefícios para os pacientes. Desde o alívio das dores à redução da febre ou estado febril.
Disponível em qualquer farmácia e gratuitamente pelo SUS, é um dos remédios mais consumidos pelos brasileiros. A grande questão é que em países como Estados Unidos e Japão, a dipirona é totalmente proibida.
E isso não é de agora, aconteceu na década de 60 e 70. Mas há um motivo por trás disso. Haja vista que estudos indicaram anteriormente que o constante consumo da dipirona acabava gerando risco de agranulocitose. Uma condição que reduz as células de defesa do organismo.
A grande verdade é que realmente a dipirona pode promover essa condição na vida de seus consumidores. Entretanto, há um detalhe muito importante. Os cientistas afirmam que os maléficios da dipirona são mínimos se comparados a outros medicamentos presentes no mercado que acabam gerando este quadro na vida dos pacientes.
Pesquisadores da América Latina, incluindo alguns do Brasil — deram luz verde para o uso da dipirona. Pois chegaram a conclusão que o medicamento é seguro, quando consumido sob as devidas recomendações médicas. E que por mais que hajam riscos, os benefícios superam.
Leia mais: Alimento que potencializa a absorção do ferro pelo corpo; saiba qual é
Afinal, posso ou não tomar dipirona?
Sim. Mas os especialistas recomendam que haja a ingestão da dipirona somente sob recomendação médica. Haja vista que ela é amplamente usada no combate a dores, febre, mal estar, etc. Algo importante é o seu consumo controlado, muitas pessoas tomam de maneira descontrolada mediante qualquer dor.
Isso acaba acostumando o organismo com o medicamento. Logo — é comum que muita das vezes quando for tomado novamente os efeitos sejam menores ou demore um pouco mais para conseguir ser gerado.
Portanto — é recomendado que o uso da dipirona seja feito de maneira controlada e sob prescrição médica. A dipirona é um remédio popularmente vendido em farmácias de bairro e até mesmo mercadinhos — não precisando de um receituário médico.
Entretanto, mesmo assim — é recomendado que o médico seja consultado para que o seu consumo seja feito de maneira segura.
Veja mais detalhes deste assunto
Leia mais: Ciência revela 10 dicas para aumentar seu foco e a concentração