A CNH é um dos documentos mais importantes que há, com ele, é possível que várias oportunidades apareçam para o cidadão em questão, desde empregos como motorista até mesmo alguns concursos públicos. Todavia, o valor dela acaba afastando a população mais vulnerável de tê-la, pensando nisso, o governo irá proporcionar que mais de 25 mil pessoas consigam tirar o documento sem pagar nada, saiba se o seu nome está na lista.
Todos podem participar do programa?
Infelizmente, não, apenas determinados habitantes do Brasil. A saber, moradores do Ceará. Ao todo, serão 25 mil vagas para a região em questão. Quem for selecionado, terá acesso a todo o processo de habilitação sem precisar pagar nada.
Aos que optarem pela habilitação na categoria A, que permite conduzir motocicletas, ainda ganhará um capacete. As informações foram divulgadas pelo Governador Elmano de Freitas.
Lembrando que todas as cidades do Ceará, irão ter direito a participar do programa. Sendo que 5 mil vagas são apenas para Fortaleza e as demais 20 mil para outras cidades.
Veja também: Você Está Na Fila Para Receber R$ 300? Descubra Agora
Como solicitar a CNH popular?
Para solicitar é bem simples, basta entrar no site do Detran-CE e ir até o botão CNH popular, feito isso, informar o CPF, caso o beneficiário se enquadre em todas as regras, automaticamente, ele será enviado para outra aba onde irá preencher as demais informações. Lembrando, que o foco do programa é:
- Beneficiários do Bolsa Família;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas egressas do sistema penitenciário.
Ou seja, para ter direito ao programa, é preciso ter cadastro no CadÚnico, pois o programa quer abranger quem está em situação de vulnerabilidade social.
Quais os documentos necessários para solicitar?
Para realizar a inscrição, os documentos são idênticos aos dos demais clientes que pagam o processo, já que a verificação se enquadra ou não é realizada pelo próprio sistema. Então, os documentos são:
- RG com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Declaração médica;
- Declaração de Egresso do Sistema Penitenciário.
Lembrando que todas as cidades do Ceará poderão ser contempladas com a CNH Popular, mas a ordem das cidades irá mudar. Primeiro as cidades que já possuem alguma unidade do Detran e após elas, as demais.
A ideia é que a cada ano, mais pessoas ganhem a CNH totalmente gratuita, a ação permite que os habitantes consigam transitar de maneira regular em todo o Brasil, além de conceder ainda mais oportunidades de empregos, já que a maioria solicita que o candidato tenha CNH com no mínimo a categoria A.
Veja também: INSS E Bolsa Família: Quem Receberá Antes Do Dia Certo? Veja As Datas