Para quem trabalha de home office ou muitas vezes não está com seu smartphone ao seu alcance, o WhatsApp Web é uma ótima opção para continuar usando o aplicativo de mensagens, mesmo que algumas funções não sejam as mesmas do app para dispositivos móveis. No entanto, sempre há uma maneira de se transformar o que era bom em algo melhor. A seguir, confira as seis dicas que facilitam – e muito – o uso da plataforma de mensagens para PC.
Os segredos do seu ‘WhatsApp de computador’
O WhatsApp Web, a versão para navegadores do popular mensageiro, oferece aos usuários a conveniência de acessar suas conversas diretamente nos PCs. No entanto, algumas funcionalidades nativas da plataforma estão disponíveis apenas por meio de truques.
Saiba, logo abaixo, quais os principais truques do app para computador, que muitos desconhecem.
Leia mais: Nova ferramenta de áudio entra em fase de testes no WhatsApp
6 dicas para otimizar o uso do WhatsApp Web
Entre os truque mencionados acima, podemos incluir a capacidade de postar Status pelo PC, adicionar contatos ao perfil sem a necessidade de um celular e realizar chamadas de vídeo e voz pelo computador.
Além disso, muitos usuários têm dúvidas sobre o tempo de desconexão das contas vinculadas a um perfil. Abaixo, apresentamos seis dicas essenciais para tornar o uso do WhatsApp Web mais prático.
1. Como conectar o WhatsApp Web?
A sincronização do WhatsApp com a versão Web é feita através da leitura do QR Code disponibilizado pelo mensageiro no navegador, acessível em www.web.whatsapp.com.
A autenticação ocorre escaneando o código com a câmera do celular, em um processo similar tanto para dispositivos Android quanto para iPhone (iOS). Basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar “Aparelhos conectados” e escolher “Conectar um aparelho”. A câmera é ativada, permitindo que o usuário faça a leitura instantaneamente.
Para autorizar a conexão, é necessário realizar a autenticação biométrica do celular, caso esteja habilitada. Surpreendentemente, é possível usar o WhatsApp em até quatro computadores conectados simultaneamente, inclusive quando o celular está sem conexão com a Internet.
2. Posso adicionar contatos pelo WhatsApp Web?
O WhatsApp Web não oferece uma função nativa para adicionar contatos diretamente pelo computador. Isso pode ser um obstáculo ao salvar um novo número de telefone que tenha iniciado uma conversa na versão web.
No entanto, existe um truque que envolve o uso do Google Contatos para contornar essa limitação. Para que funcione, o usuário deve estar logado na mesma conta Google usada no celular com o WhatsApp instalado.
Para adicionar um contato pelo WhatsApp Web, o usuário deve acessar o Google Contatos no navegador (contacts.google.com). Em seguida, clique em “Criar contato” no canto esquerdo da tela, preencha os dados da pessoa e finalize pressionando o botão “Salvar”.
Após a criação do contato, o novo nome será sincronizado com a agenda do celular e aparecerá na lista de contatos disponíveis no WhatsApp Web em questão de minutos. Além disso, existem aplicativos de terceiros, como o InTouchApp, que possibilitam a mesma ação.
Após baixar o aplicativo e vincular o número de telefone usado no WhatsApp, o usuário deve instalar a extensão WhatsApp Lead Manager para o Google Chrome e fazer login com a mesma conta usada no aplicativo anterior.
Quando um contato de um número desconhecido for recebido no WhatsApp Web, basta acionar a extensão e selecionar “Salvar contato”.
Se a intenção for conversar com alguém sem adicionar o contato, basta tocar no ícone de balão para iniciar um chat e inserir o número da pessoa, incluindo o código do país e o DDD. Por exemplo: +5521999999999. Em seguida, clique em “Conversar” para abrir o chat e enviar mensagens.
3. Como postar status no WhatsApp Web?
Embora o WhatsApp Web não ofereça uma funcionalidade nativa para postar Status, uma extensão para o Google Chrome chamada WhatsUp+ permite contornar essa limitação. Para fazer isso, basta baixar a extensão na Chrome Web Store, ativá-la no navegador e clicar no ícone de chave inglesa que aparecerá no topo do mensageiro.
Depois, selecione “Postar status” e escolha a foto, vídeo ou áudio que deseja publicar. Além disso, é possível adicionar texto e escolher a fonte para a postagem.
4. Como fazer chamadas de vídeo no WhatsApp Web?
O WhatsApp Web não oferece suporte para chamadas de vídeo, mas essa funcionalidade está disponível no programa de desktop do mensageiro, que pode ser baixado gratuitamente para Windows e macOS. Até o momento, as videochamadas funcionam apenas em conversas individuais, não em grupos, como ocorre em concorrentes como Google Meet, Zoom ou Teams. Para iniciar uma chamada, basta acessar a conversa desejada e clicar no ícone da câmera, localizado no topo da tela.
5. Como fazer ligações no WhatsApp Web?
Da mesma forma que as chamadas de vídeo, as ligações de áudio não estão disponíveis no WhatsApp Web e só podem ser realizadas no programa de desktop do mensageiro, compatível com Windows e macOS. Essas ligações também funcionam apenas em conversas individuais, não em grupos.
Para fazer uma ligação no WhatsApp no computador, acesse a conversa desejada e clique no ícone de chamada de voz. É necessário conceder permissão para que o programa acesse o microfone e os alto-falantes a fim de se comunicar com o contato.
Embora tenham sido testadas na versão Web em 2020, até o momento, essa funcionalidade não foi implementada na versão final.
6. Limite de tempo de conexão do WhatsApp Web
O WhatsApp Web desconecta automaticamente o usuário caso ele fique sem acessar a plataforma no computador por mais de 30 dias. Por outro lado, se o usuário passar 14 dias sem abrir o WhatsApp no celular, o sistema desconectará automaticamente a conta de todos os dispositivos vinculados.
Para acessar a lista de aparelhos sincronizados no WhatsApp, vá em Configurações e acesse a aba “Aparelhos conectados”. Para encerrar a sincronização em um dos dispositivos ativos, basta tocar em “Desconectar”.
É fundamental ficar atento a esses prazos para manter uma experiência contínua com o WhatsApp Web.
Leia também: WhatsApp: mensagens de voz nunca mais serão as mesmas; veja o que mudou