Comprar um veículo novo é o sonho de vários brasileiros, todavia, efetuar a aquisição à vista não é viável para a maioria das pessoas, já que o montante que deve ser desembolsado é bastante alto. Uma alternativa que surge no cenário citado, é o financiamento do automóvel, entretanto, é necessário ter bastante cautela para não comprometer as finanças futuras. Portanto, confira as melhores dicas para garantir um bom financiamento no longo prazo.
A quantidade de veículos financiados está oscilando bastante
Há alguns anos, o cenário para quem deseja financiar um veículo não estava tão favorável. Para se ter uma ideia, antes de 2021, 60% dos veículos novos eram comprados através de financiamento, já no ano passado, essa porcentagem chegou a 36,2%.
A entidade responsável pelos dados informados, a saber, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, informou que 63,8% dos compradores optaram por pagar tudo à vista, entretanto, muitos acabaram desistindo da aquisição pois não tinham o montante total.
Entretanto, a situação está mudando para várias pessoas que desejam financiar, o acumulado entre janeiro a setembro de 2023, mostrou que quase 40% dos veículos novos comprados foram financiados.
Veja também: Novo Empréstimo Com Garantia, Aprenda A Contratar
Vários fatores influenciaram na alta
Em relação ao mesmo período de 2022, o número de veículos financiados em 2023 apresentou um aumento de 7,3%. Ou seja, é o cenário perfeito para os interessados na aquisição.
De acordo com especialistas, o aumento pode ser explicado por alguns motivos, como o corte que ocorreu na Selic, que foi de 13,75% em julho para incríveis 12,75% em setembro. Além disso, no período, o Governo Federal também oferece vários incentivos para a compra.
Vale lembrar que por mais que o cenário seja favorável, os bancos sempre estão buscando segurança na hora das operações de crédito, então, caso isso não seja observado no interessado, é provável que o financiamento não seja aceito.
Melhores dicas para conseguir o financiamento de um automóvel
Segundo um estudo realizado pelo Banco Central em relação aos contratos de financiamento, 5,4% deles estão com atrasos superiores a 90 dias. O cenário não apresentava uma inadimplência tão grande desde o ano de 2015.
Por conta disso, mais do que nunca as instituições estão buscando segurança em cada contrato assinado com os clientes. Então, para quem deseja ter o tão sonhado veículo financiado, o primeiro passo é se organizar financeiramente falando.
Além disso, ter restrições no CPF atrapalha totalmente o processo. E na hora de assinar o contrato, é importante sempre observar a taxa de juros e o Custo Efetivo Total da Transação. E só feche caso de fato esteja valendo a pena, caso contrário, pode ser uma boa ideia esperar mais um pouco.
Veja também: Nubank Faz Anúncio Que Todos Os Clientes Devem Saber O Quanto Antes