Por mais que o ano já esteja acabando — ainda há existem milhões de pessoas que estão aguardando a conclusão dos processos referentes ao Imposto de Renda (IR) 2023. Algumas ainda possuem os valores referentes à restituição do IR a receberem — mas por erros no documento de declaração acabaram tendo seus recebimentos atrasados.
Novo lote da Receita é liberado
Portanto, para os brasileiros que ainda não receberam à restituição do Imposto de Renda — é possível obter acesso aos valores através do quinto lote da restituição.
Esta previsto para este mês de outubro. De acordo com as informações oficiais, o lote está sendo previsto para os contribuintes que regularizaram a declaração do IR que estava com algumas incongruências.
A previsão é que estes pagamentos aconteçam até o fim do mês. Haja vista que é o modelo padrão da Receita Federal. Lembrando que os demais montantes e informações não foram reconhecidas públicas.
Logo após o pagamento deste quinto lote, a Receita irá verificar as demais declarações que caíram na malha fina da Receita Federal. Há um projeto sendo programado pelo Fisco — na qual propõe a notificação aos contribuientes que precisam regularizarem suas informações referentes à declaração do IR.
Ademais, é importante estar atento quanto aos prazos formais e acerca dos valores referentes. O intuito é evitar que haja incongruências nos cadastros e medidas do Imposto de Renda. Para receber a restituição nas primeiras datas e não posteriormente.
Leia mais: Pague apenas 5% da dívida com o Banco Inter; veja como
Afinal, como consultar o processo?
Os brasileiros que estão sob análise acerca da correção de irregularidades na declaração do IR — precisam entrarem no portal da Receita Federal a fim de verificarem a real situação sob a malha fina do órgão.
O intuito é verificar o status geral do documento e verificar se está apto para receber os valores referentes à restituição do Imposto de Renda 2023. O processo é bem simples e pode ser feito por qualquer dispositivo com acesso à internet.
- Entre no portal e-CAC;
- Clique em “Declaração de IR”;
- Clique em “Processamento”;
- Procure a categoria “Inconsistências de Malha”;
- Pronto.
Nesta aba é possível verificar o porquê do documento ainda está em análise e compreender o real motivo de ter caído na malha fina ou de uma possível reprovação do pedido de correção do requerimento.
Aos que não conseguirem através do portal — é possível irem na categoria “Caixa Postal” ainda dentro do portal e procurar outras maneiras de entrar em contato com a Receita a fim de verificar mais informações quanto aos requerimentos.
Leia mais: Limite do Nubank: empresa mostra 2 caminhos para aumentar