Para se analisar as melhores cidades para se viver em no Brasil, estudos normalmente são realizados, levando-se em conta fatores como mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia. Dentro destes critérios, o estado de São Paulo se destaca em diversas dessas áreas. Confira a lista das 10 melhores cidades paulistas, logo abaixo.
Seu lugar ideal
O Ranking Connected Smart Cities 2023 é normalmente utilizado para traçar uma espécie de mapa das cidades que oferecem a melhor qualidade de vida e condições positivas para residir em todo o território nacional.
Para atingir esse objetivo, esse levantamento analisa o desempenho de todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes através de 11 eixos e 74 indicadores.
As áreas submetidas à análise englobam mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia.
Não surpreendentemente, o estado de São Paulo se destacou em diversas dessas áreas. Confira a lista a seguir.
Leia mais: Quer morar em Portugal? Duas profissões tem EMPREGO CERTO
Conheça as 10 melhores cidades de SP para se morar
1. São Paulo
No Ranking Connected Smart Cities 2023, São Paulo aparece como a cidade mais desejável para se viver no estado paulista.
Apesar de ser apontada como a cidade com a taxa de aluguel mais cara do país, essa metrópole é reconhecida como o epicentro financeiro, corporativo e comercial do Brasil, além de ser o principal centro da América Latina.
2. Barueri
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a apenas 26 km da capital paulista, Barueri se destaca ao ocupar a 6ª posição entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities 2023.
A cidade, com seus 316 mil habitantes, ostenta impressionantes indicadores, como 95,7% dos empregos formais no setor privado, um crescimento de 3,93% no número de empresas e um aumento de 3,27% nos postos de trabalho apenas em 2023.
Além disso, a renda média do trabalhador formal atinge a marca de R$ 4.211,30, com um índice de 1,43 empregos formais por pessoa.
3. Santos
Situada na Região Metropolitana da Baixada Santista, no Litoral Paulista, Santos conquista o 3º lugar entre as melhores cidades do estado e o 8º lugar no cenário nacional.
Com uma população de 418 mil habitantes, Santos é a cidade litorânea mais populosa de São Paulo. Possuidora do maior complexo portuário da América Latina e de uma economia robusta, a cidade se destaca nos quesitos de mobilidade, meio ambiente e urbanismo.
4. Jaguariúna
Jaguariúna, localizada na Região Metropolitana de Campinas, a 125 km da capital paulista, com uma população de cerca de 59 mil habitantes, ocupa a 11ª posição entre as cidades que mais se sobressaem nos eixos analisados por este estudo.
A cidade é famosa pelo seu tradicional passeio de maria-fumaça, uma linha turística de locomotiva a vapor. Além disso, Jaguariúna se destaca nas áreas de educação, urbanismo e saúde.
5. Campinas
Campinas, situada no interior do estado, a 100 km da capital paulista e com uma população de 1,3 milhão de habitantes, foi a primeira cidade brasileira a se tornar uma metrópole, apesar de não ser uma capital.
A cidade se destaca nos campos de empreendedorismo, mobilidade, educação e economia, embora também apresente bons indicadores em outros eixos da pesquisa.
6. São Caetano do Sul
São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo e a cerca de 13 km da capital, conta com cerca de 165 mil habitantes e ocupa a 15ª posição entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil.
7. Jundiaí
Localizada no interior do estado de São Paulo, a 57 km da capital, Jundiaí é o lar de cerca de 443 mil pessoas e se classifica como o 17º melhor município para se residir no Brasil.
Com diversas empresas de tecnologia e galpões turísticos, a cidade oferece também inúmeras oportunidades de trabalho. A sua localização estratégica entre São Paulo e Campinas, cortada por vias de importância, facilita a logística e incentiva grandes empresas a investirem no município.
8. Santana de Parnaíba
Santana de Parnaíba, localizada na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, assume a 22ª posição na classificação geral das melhores cidades do Brasil, destacando-se como o município mais seguro do país, de acordo com a pesquisa da Urban Systems.
Segurança, mobilidade e governança são as áreas que mais se destacam no município paulista.
9. Sorocaba
Sorocaba, no interior do estado, a 87 km da cidade de São Paulo e com cerca de 723 mil habitantes, é um importante polo industrial, comercial, de serviços e de exportação. No ranking, a cidade figura na 24ª posição entre as 100 cidades de destaque no Brasil.
Sorocaba oferece um ambiente propício para viver, trabalhar e empreender, com 21 áreas verdes distribuídas por seu território e 116 km de ciclovias ao longo de suas principais avenidas.
10. Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, sede da Região Metropolitana a 315 km de São Paulo, com cerca de 698 mil habitantes, conquistou o 10º lugar entre as melhores cidades para se viver no estado de São Paulo e o 26º lugar no cenário nacional.
A cidade é reconhecida por seus grandes centros comerciais, escolas e universidades renomadas, incluindo um polo da USP, hospitais, restaurantes, bancos e uma variedade de comércios e serviços de diversos segmentos. A prestação de serviços é a principal atividade econômica da cidade.
Leia também: MELHORES empresas para se trabalhar no mundo: Brasil tem 3