O sonho da casa própria está presente no coração da maioria dos brasileiros, mas na maioria das vezes, o fator financeiro acaba atrapalhando bastante. E mesmo quando o beneficiário consegue o financiamento, ele acaba ficando apertado todos os meses para conseguir efetuar o pagamento do valor em questão. Entretanto, o Governo Federal está oferecendo uma incrível proposta de isenção das parcelas para vários brasileiros, saiba como ter direito também.
Quem terá direito à isenção?
O sonho dos brasileiros era que fossem todos eles que tivessem a isenção declarada, todavia, não será, isso ficaria inviável aos cofres públicos. Todavia, o Governo trouxe a lista com o CPF de cada pessoa que terá direito a isenção.
A saber, são aqueles que já estão pagando o financiamento e fazem parte do Cadastro Único ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação está sendo realizada para aliviar a vida financeira das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Geralmente, às famílias que estão com dificuldades em pagar o financiamento, são aquelas que conseguiram a casa própria há algum tempo, mas devido a crise econômica que atingiu o Brasil acabaram não conseguindo pagar da maneira correta as parcelas.
Veja também: Caixa Faz Pix De R$ 600 Para Quem Se Cadastrar No Bolsa Verde
Isenção deve ser aplicada de modo automático
Segundo a Portaria que foi divulgada pelo Ministério das Cidades, ficou claro que a isenção seria feita de modo automático, para todos que se enquadrassem nas regras propostas pelo Governo. As principais mudanças são:
- Após a implementação das regras, as famílias serão colocadas no programa em até 30 dias;
- A isenção também irá valer para as famílias que já quitaram pelo menos 60 parcelas;
- Para que a isenção seja efetivada, os agentes dos bancos irão identificar quem se enquadra;
- O processo não terá tanta burocracia, as famílias irão ser chamadas em até 180 dias nas agências para formalizar a quitação da dívida.
Vale lembrar que a isenção em questão, será válida para aquelas famílias que já haviam feito ela anteriormente, outro ponto importante, é que parcelas já pagas não devem ser reembolsadas.
Grandes novidades chegaram ao programa Minha Casa Minha Vida
Além de conseguir a isenção, o Governo anteriormente já havia expandido as faixas de renda familiar, para englobar ainda mais brasileiros no financiamento da Caixa. Lembrando que o subsídio também era proporcional.
Por exemplo, quanto menor a faixa de renda, maior o subsídio do Governo Federal, o que tornou o programa ainda mais abrangente para todos. Além disso, os juros baixos incentivaram os brasileiros no sonho da casa própria.
A expectativa é que para os próximos anos, o programa fique ainda mais abrangente, para que o déficit habitacional brasileiro venha diminuir cada vez mais.
Veja também: Auxílio Brasil: Confira Se Seus Dados Vazaram Para Receber Indenização De 15 MIL