O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou o início de um novo cronograma de pagamento de aposentadorias, pensões e outros auxílios.
Os segurados terão acesso aos fundos a partir do dia 25 de outubro, com depósitos se estendendo até 8 de novembro. A seguir, veja qual o dia do seu pagamento do INSS, de acordo com o cronograma divulgado.
INSS: veja cronograma de pagamento para outubro
Os primeiros a receber são aqueles que contam com um salário mínimo (R$ 1.320) por mês, seguidos pelos que possuem valores acima do mínimo nacional. Para verificar sua data de pagamento, basta conferir o último dígito do seu cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Aproximadamente 37 milhões de brasileiros receberão diversos benefícios, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, salário maternidade, Benefício por Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios nos próximos dias. Confira o calendário completo:
Valores de até um salário mínimo:
Final 1: 25 de outubro
Final 2: 26 de outubro
Final 3: 27 de outubro
Final 4: 30 de outubro
Final 5: 31 de outubro
Final 6: 1º de novembro
Final 7: 3 de novembro
Final 8: 6 de novembro
Final 9: 7 de novembro
Final 0: 8 de novembro
Valores acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: 1º de novembro
Finais 2 e 7: 3 de novembro
Finais 3 e 8: 6 de novembro
Finais 4 e 9: 7 de novembro
Finais 5 e 0: 8 de novembro
Como Consultar Valores e Mais Informações
Para obter informações detalhadas sobre benefícios previdenciários e assistenciais, consulte o extrato do INSS, disponível no site e no aplicativo Meu INSS. O acesso a esse sistema requer uma conta no portal gov.br.
Ter o nome negativado causa impacto na aposentadoria?
Quando se trata do processo de aposentadoria, muitos brasileiros têm incertezas em relação à influência da inadimplência, ou seja, ter o nome negativado, em seu direito à previdência.
Felizmente, ter o nome negativado não impede diretamente a obtenção da aposentadoria junto ao INSS. O benefício previdenciário é assegurado pela Previdência Social, independente da situação do seu CPF.
Leia mais: Auxílio-acidente do INSS: regras mudaram em 2023? Veja como funciona
Consequências de ter o nome negativado
Estar com o nome negativado significa que seu CPF está registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, devido a pendências financeiras e dívidas não quitadas.
Esta situação pode resultar de atrasos no pagamento de contas, empréstimos em aberto ou cartões de crédito não liquidados, entre outros motivos.
Ter o nome negativado pode acarretar diversas consequências, incluindo dificuldades em obter crédito, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
Empresas costumam consultar o CPF para avaliar o histórico financeiro antes de conceder esses benefícios. Portanto, manter um histórico de pagamentos em dia é fundamental para acessar estes serviços e evitar dores de cabeça.
Leia mais: INSS pode quitar 100% da sua casa; entenda como funciona