Implementado em meados de 1960, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGT, tem como objetivo de proporcionar segurança financeira a milhões de trabalhadores em todo o país. Dentre as suas modalidades, está o saque-aniversário, que permite ao trabalhador efetuar retiradas anualmente no mês de seu nascimento. Se é esse o seu caso, continue a leitura e saiba como fazer.
O momento de sacar
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS, é uma das ferramentas trabalhistas fundamentais no Brasil.
Criado na década de 1960 com o objetivo de proporcionar segurança financeira a milhões de trabalhadores em todo o país, o FGTS permite que os profissionais com carteira assinada tenham acesso aos valores guardados em suas contas.
A chance de sacar até 50% do seu saldo
Atualmente, existem duas modalidades principais para o saque do FGTS. A primeira delas é o saque-rescisão, que possibilita a retirada integral do valor em casos de demissão sem justa causa.
Por sua vez, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire até 50% do saldo de sua conta, pelo menos uma vez por ano. Se você está elegível para sacar neste mês, continue a leitura para saber mais detalhes sobre o que deve fazer.
Leia mais: Trabalhadores poderão liberar saldo do FGTS com Pix; veja como
Saque extraordinário do FGTS em outubro
No mês de outubro, diversas pessoas nascidas neste período têm a oportunidade de efetuar o saque-aniversário, desde que tenham optado por essa modalidade. Aqueles que ainda aderem ao saque-rescisão podem mudar para o saque-aniversário até o final deste mês para garantir esse direito.
Se atente às regras
Entretanto, é importante ressaltar que, em caso de mudança de modalidade, o cotista deve permanecer por aproximadamente dois anos no novo modelo antes de fazer outra alteração. Além disso, o valor a ser retirado depende da quantia disponível no saldo.
Outro ponto relevante a ser destacado é que, uma vez que o segurado do FGTS opte pelo saque-aniversário, ele não terá mais direito ao saque-rescisão. Portanto, não será possível sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.
Como consultar?
Para realizar consultas relacionadas ao FGTS, é possível utilizar o aplicativo do FGTS, disponível para dispositivos Android e iOS.
Esse aplicativo oferece acesso rápido e prático às informações sobre o fundo, proporcionando aos trabalhadores maior controle sobre seus recursos financeiros.
Leia também: STF marca data para tomar decisão importante sobre o FGTS