O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode cometer alguns deslizes durante o processamento de solicitações de benefícios previdenciários, resultando em valores inadequados para os segurados. O que muitos não sabem é que tais erros cometidos pelo instituto podem contar ao favor do beneficiário se ele souber como proceder. Aprenda em detalhes, logo a seguir.
Os segredos revelados
Muitas vezes, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) guarda informações que podem fazer diferença significativa na sua aposentadoria.
Continue a leitura, logo abaixo e entenda melhor os segredos por trás da autarquia e como aproveitá-los ao seu favor.
Leia mais: O fim anunciado: INSS encerra benefício e gera REVOLTA
Os erros que atingem a sua aposentadoria
Erros nas solicitações de aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social pode cometer equívocos ao processar solicitações de aposentadoria, resultando em valores inadequados para os beneficiários.
Em tais situações, é viável reverter esses deslizes em benefício próprio, conseguindo até mesmo um valor ainda maior. Entenda melhor, a seguir.
Quando posso recorrer?
Alguns casos em que é cabível solicitar uma revisão da sua aposentadoria são mais comuns do que se imagina. São eles:
- Trabalho em atividades perigosas ou insalubres;
- Períodos de trabalho não registrados;
- Atividades rurais anteriores a 1991;
- Tempo de serviço militar;
- Contribuições efetuadas em atraso.
Se o INSS não considerou alguma dessas situações durante a sua solicitação de aposentadoria, você pode entrar com um recurso. Nesse contexto, é imprescindível apresentar documentos que comprovem o período trabalhado ou as funções desempenhadas.
Revisão de benefícios do INSS
Nos cenários mencionados anteriormente, os beneficiários do INSS têm o direito de requerer uma revisão de seus benefícios. Para isso, é necessário apresentar uma solicitação ao INSS para verificar os documentos relacionados às circunstâncias mencionadas.
Com o pedido em andamento e a revisão considerando qualquer uma das situações listadas, é possível obter um benefício maior, alinhado com as atividades exercidas ao longo da carreira.
Como solicitar a revisão do benefício do INSS
Você pode realizar o pedido pessoalmente ou pelos canais de atendimento do INSS. Isso tornará o processo válido e permitirá a avaliação das novas contribuições para ajustar o valor do seu benefício.
No entanto, é fundamental contar com a orientação de um advogado especializado em previdência para evitar problemas, uma vez que a falta de documentos pode afetar negativamente o benefício já concedido.
Leia também: Agora ficou mais FÁCIL pedir auxílio do INSS; confira