Todos os dias milhões de brasileiros saem de suas casas em busca de uma oportunidade de trabalho. Em uma era tecnológica — é importante estar atento às atualizações do mercado. Currículo é algo que “ficou para trás” em algumas empresas. Por mais que muitos não saibam, é melhor usar outra coisa no lugar do popular currículo.
Isto pode substituir o currículo e garantir sua vaga
O currículo é um documento feito pelos candidatos que é composto por informações pessoais e skills profissionais. Entretanto, em meio a tantos e tantos — as empresas estão trocando os currículos pela análise do perfil no LinkedIn dos candidatos.
Trata-se de uma rede social voltada para o setor profissional. Na qual os profissionais podem colocar uma foto de perfil, atribuições profissionais, escolaridade e tantas outras informações essenciais.
Haja vista que o perfil na rede social se torna como uma vitrine. Na qual tendo uma boa estética e informações organizadas — é quase que nulo as chances de reprovação. Principalmente caprichando na seção “Sobre”. Na qual o candidato deverá preencher uma breve “biografia” unificada.
Lembrando que não se trata de um texto padrão, mas algo leve de ser lido e que mostre para os demais o estilo de profissional e demais segmentos da área. É possível criar uma conta no LinkedIn de maneira totalmente gratuita — posteriormente, basta enviar para análise o nome de usuário na plataforma e pronto.
Leia mais: Depressão e trabalho: quando a doença pode aposentar uma pessoa?
Dicas para um perfil cativante
Nem todo currículo é um bom currículo. Por mais que hajam boas recomendações, é necessário criar um currículo caprichado e com uma boa estética. O mesmo acontece com o perfil no LinkedIn.
É necessário que o usuário crie um perfil recheado de elementos que chamem a atenção dos leitores — possíveis contratantes.
Identidade visual: é necessário compreender a sua identidade visual, mediante o setor de trabalho. Não faz sentido o perfil estar recheado de elemementos de tecnologia se o setor de atuação é na área da engenharia.
Prêmios: na seção de reconhecimentos, é importante enfatizar os prêmios e conquistas. Bem como certificados, premiações, etc.
Primeira impressão: nas primeiras linhas opte por criar textos cativantes, a fim de que os usuários fiquem presos e continuem a leitura do perfil.
Caso não tenha muita experiência na criação de textos, é possível usar a inteligência artificial para auxiliar. Basta criar uma conta na OpenIA e acessar o ChatGPT. E então, através de comandos pedir para que ele escreva uma descrição atrativa. É importante preencher informações pessoais e segmentadas — a fim de que a I.A entenda as reais necessidades.
Leia mais: Quem trabalhou por 6 meses na CLT pode receber seguro do governo?