É fato que a cada dia que se passa, a tecnologia avança ainda mais e com isso, novos dispositivos são desenvolvidos, mas nesta história toda, uma das coisas que ficam mais comprometida é a privacidade dos usuários, como por exemplo, após o anúncio de um projeto que irá permitir saber o que há atrás de uma parede, apenas utilizando WiFi, entenda.
Como funciona a tecnologia?
A tecnologia está sendo desenvolvida há incríveis 10 anos, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Santa Bárbara. O sistema, apenas utilizando o WiFi, está conseguindo ver o que há atrás de paredes, tudo isso graças a ondas emitidas por três receptores e transmissores.
Os especialistas explicaram a lógica que faz toda a mágica acontecer, segundo eles, as bordas dos objetos, ao serem atingidas por ondas sem fio, acabam deixando alguns vestígios, com isso, torna-se possível observar o contorno de palavras objetos.
Para testar se de fato tudo estava funcionando, eles escreveram uma palavra na parte de trás de uma parede, após isso, ligaram o sistema, com isso, após poucos segundos, conseguiram descobrir com perfeição a palavra em questão.
Como isso é possível?
Embora na teoria seja bastante simples, na prática, tudo é bem mais complicado. Para que a técnica funcione, é preciso ter vários aparelhos WiFi, pois é necessário utilizar as ondas captadas por eles para identificar os movimentos dentro de um ambiente.
Ou seja, com essa técnica, não é possível ter a visão interna caso não haja movimento no local. E após a técnica ter sido desenvolvida, os pesquisadores utilizaram um algoritmo que ensinou o sistema a realizar a análise dos sinais que são refletidos pelos objetos.
Então, o sistema, já ensinado, consegue agora identificar a maneira como os sinais são refletidos e com isso, criar uma cena de tudo que há atrás do ambiente em questão. Embora a tecnologia seja inédita, ainda é preciso melhorar bastante.
Veja também: Mal Saiu O IPhone 15 E A Apple Já Revela O Que Vem Para O 16
Sistema possui algumas limitações
Como salientado, ainda há algumas limitações que precisam ser contornadas para que o sistema fique ainda melhor. Uma delas, por exemplo, é em relação à qualidade da imagem. Atualmente, ela ainda é bastante inferior à imagem de uma câmera de vigilância.
Outro ponto, é que caso a parede seja grossa, se torna quase impossível observar algo que está dentro do ambiente, o mesmo acontece caso haja muitos objetos no local, pois os sinais acabam não sendo captados com perfeição.
Portanto, nos próximos anos, o sistema deve passar por várias atualizações e modificações, mas no longo prazo, possui um potencial de se tornar bem importante para várias tarefas, como na área da segurança, saúde e em resgates.
Veja também: Qual É O PERIGO De Uma Live NPC Do TikTok, Afinal?