Acaba de ser anunciada mais uma grande oportunidade para quem pretende mudar de vida por intermédio de concursos públicos, a chance da vez, está no Tribunal de Justiça de Sergipe, o edital foi modificado e novas vagas foram acrescentadas, trabalhar na área citada é uma grande meta de várias pessoas, pois além de estabilidade, garante um trabalho em uma área que possui bastante respeito.
Como se preparar para o concurso?
Se preparar para um concurso público é uma tarefa demorada, há pessoas que estudam há anos e ainda não conseguiram passar. Mas geralmente, isso acontece em concursos onde o nível das questões é alto, como nos concursos federais.
O primeiro ponto, é quando o edital sair, analisar todas as matérias que serão cobradas e também, aquelas que valem mais pontos, já que em certos concursos, a depender da disciplina, a pontuação muda.
Feito isso, o que resta é focar nas matérias que além de valer mais pontos, são mais difíceis para você. Ou seja, o cronograma deve ser montado usando algo subjetivo (dificuldade) e objetivo (pontuação por cada questão). Dessa maneira, haverá um equilíbrio nos estudos.
Veja também: Adiantar O Salário Do Mês: Quando E Como O Trabalhador Pode Fazer Isso?
Como memorizar o conteúdo estudado?
A principal dificuldade, não apenas nos concursos públicos mas em várias áreas onde é necessário aprender algo, é conseguir memorizar os assuntos e não esquecer. A maioria das pessoas, esquecem os conteúdos rapidamente, o que acaba prejudicando os estudos.
A melhor saída para isso, é usar técnicas de memorização e revisões. Para memorizar, é indicado o uso de flashcards, com perguntas e respostas pontuais, apenas para que o cérebro consiga buscar na memória aquele determinado assunto.
Já para revisões, é indicado o uso de mapas mentais, pois em pouco espaço, é possível agrupar um grande número de informações, o que vai conceder que o estudante consiga relembrar o conteúdo estudado.
Sobre o concurso para o TJ SE
As inscrições podem ser realizadas pelo site da FGV, que será a banca organizadora do concurso citado. Ao todo, serão ofertadas 22 vagas, sendo 13 por provimento e 9 por remoção. Nas vagas, também há algumas destinadas para PCD e negros, além da AC.
A taxa de inscrição no concurso é de R$ 450 e deve ser paga até o último dia estabelecido pelo edital. O concurso terá várias etapas, sendo que a primeira é a prova escrita objetiva de seleção, que possui natureza eliminatória.
Ao passo que a última fase é a avaliação de títulos, nessa parte, já não é possível que o candidato seja eliminado, mas a avaliação serve para classificar os candidatos.
Veja também: Quer Passar Em Um Concurso Público? Aprenda A Fazer Mapas Mentais