Em comemoração aos 15 anos do navegador, a plataforma do Google Chrome anunciou um novo visual e uma série de recursos. O grande destaque é a interface, adaptada para o design do Material You, usado nos aplicativos do Google.
Novo design do Chrome
A nova cara do Google Chrome conta com mais opções para personalizar as cores e as bordas arredondadas do Material You. As paletas de cores na tela de personalização ganharam uma variedade maior de tons e os ícones foram remodelados para facilitar a leitura.
Fora isso, o design do Material You também destaca a mudança de perfis no navegador e ajuda a diferenciar uma conta pessoal da profissional, por exemplo, e o Chrome finalmente ganhou uma opção para se ajustar automaticamente ao tema escolhido no sistema operacional.
O menu do ícone de três pontos também foi reorganizado para facilitar a busca por extensões, configurações e o gerenciador de senhas.
O navegador também preparou mudanças para a Chrome Web Store: a loja de temas e extensões ganhou uma aparência nova, também no estilo do Material You. Pela primeira vez, o espaço oferece categorias de extensões na tela principal e pode facilitar a busca por diferentes plugins.
Outras novidades do navegador
O Google Chrome também introduziu funções para pesquisas nas páginas e navegação com segurança. Veja o que muda:
Ícone de pesquisa em cada site
O Chrome adicionou o recurso “Pesquisar nesta página com o Google” para abrir um painel lateral com todas as informações de pesquisa: imagens, termos relacionados e até dados sobre a fonte. O icone fica armazenado no menu de três pontos, mas também é possível fixá-lo na barra de tarefas.
Navegação mais segura contra phishing
O Google Safe Browsing foi atualizado para reforçar a proteção contra sites de phishing. O navegador vai atualizar a verificação de sites maliciosos em tempo real para bloquear o acesso, antes, a checagem ocorria em intervalos de 30 a 60 minutos.
Teste o novo visual
As novidades serão liberadas aos poucos pelo navegador, portanto é importante mantê-lo atualizado para receber os recursos o quanto antes. No entanto, o chrome://flags permite conferir a nova interface do Chrome com antecedência na versão para desktop:
- Acesse chrome://flags no navegador;
- Procure por “Chrome Refresh 2023” e “Chrome WebUI Refresh 2023”;
- Altere ambas as opções para “Enabled”;
- Reinicie o Chrome.
Saiba mais: Google tem nova marca d’água para identificar conteúdo feito por IA