Com exceção de alguns casos, ninguém gostaria de ser demitido da empresa em que trabalha, uma vez que isso acarreta em diversos tipos de coisas. É preciso praticamente recomeçar do zero em outra empresa e, ainda, comunicar o ocorrido com as pessoas próximas.
Muitas pessoas, na verdade, preferem manter esse tipo de informação como uma espécie de segredo, preservando a vida pessoal que, neste momento, se mescla com a vida profissional. Porém, mais cedo ou mais tarde pode ser necessário fazer o anúncio, até mesmo para o indivíduo utilizá-lo como forma de avisar o mundo de que está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.
O uso das redes sociais por quem acabou de ser demitido
As redes sociais, a exemplo do Twitter e do LinkedIn, não raramente costumam ser utilizadas para que o anúncio da demissão seja feito. Porém, a forma como a pessoa que acabou de ser demitida escolhe passar a mensagem impacta de forma significativa as próximas oportunidades que poderá ter.
Nesta hora, portanto, é válido seguir estas dicas:
Não fazer nenhuma postagem de imediato
É muito importante que quem acabou de ser demitido reserve um tempo para processar sua nova realidade e as emoções ligadas a ela, como explica a especialista em carreiras Aneri Desai.
Inclusive, quem está sentindo algo ruim a respeito deve, no máximo, se abrir com pessoas bem próximas, ao invés de mostrar raiva online.
Utilizar uma abordagem que seja suave
Quem ainda está refletindo sobre o próximo passo a ser dado deve fazer o anúncio de forma mais suave, deixando claro que a demissão ocorreu, mas que a próxima etapa ainda não foi definida.
Trata-se de uma abordagem útil principalmente quando se é demitido em uma empresa cujas demissões estão acontecendo em massa. Afinal, as mensagens dos colegas e dos amigos não param de chegar, nestes casos.
Manter a mensagem bem concisa
Independentemente de quanto tempo o colaborador tenha ficado na empresa antes de ser demitido, a vontade de postar sobre as experiências vividas é tentadora.
Porém, é muito importante escrever (ou falar) de forma direta e concisa. A ideia é apostar no “menos é mais”, como indica o coaching de carreira Marlo Lyons.
Destacar conquistas e expressar gratidão
Mostrar gratidão é válido, mas esse não deve ser o foco da postagem: as próprias conquistas do colaborador também devem ser exaltadas.
E, quando surgir a certeza de que está na hora de seguir novos caminhos profissionais, isso também deverá ficar muito específico na postagem.
Ampliar o alcance
A ideia é que a postagem seja vista pelo maior número possível de pessoas, principalmente se for a hora de encontrar um novo emprego. E, nesse caso, vale a pena apostar nas hashtags que têm tudo a ver com o assunto, como a famosa #opentowork, amplamente usada no LinkedIn.
Veja também: É possível? Aprenda o que fazer para falar com o suporte do Facebook
As postagens devem ter coerência em todas as plataformas usadas
Por fim, ao decidir falar de sua demissão nas redes sociais, o profissional deve prezar para que a mensagem seja consistente e coesa em todas essas redes.
Elas devem mostrar aspirações profissionais e metas, por exemplo.
Veja também: Viaje quase sem gastar nestes 6 destinos brasileiros