Meu INSS – Imagine um local onde você possa acessar mais de 90 diferentes serviços previdenciários sem sair do conforto do seu lar. Não, não é uma utopia tecnológica, mas sim a realidade proporcionada pela plataforma Meu INSS, um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Desde simulações de aposentadoria até consultas de benefícios, a plataforma digitalizada do INSS tem revolucionado a maneira como os brasileiros interagem com o sistema de seguridade social.
Você usa o Meu INSS?
Nascido com o objetivo de desafogar o sistema físico das agências do INSS, a plataforma Meu INSS já se mostrou uma ferramenta indispensável, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19, quando as restrições de mobilidade reforçaram a necessidade de serviços públicos digitais eficientes. O site e o aplicativo oferecem uma gama extensa de serviços que vão desde a solicitação de aposentadorias até a emissão de certidões de tempo de contribuição. Tudo isso de forma gratuita e acessível, disponível tanto para dispositivos com sistemas operacionais Android quanto iOS.
Veja também: INSS anuncia mudança que cairá como BOMBA no colo dos brasileiros em setembro
Para utilizar os serviços da plataforma, os usuários devem se cadastrar no Portal Gov.br, que funciona como um grande guarda-chuva digital, unindo diversos canais de atendimento do governo brasileiro. Esse cadastro exige algumas informações como CPF, dados de vínculos de emprego e contribuições já realizadas. Com uma senha única, o cidadão ganha o passaporte para uma variedade de serviços digitais do governo.
A segurança na plataforma também merece destaque. Recentemente, alterações foram feitas para intensificar a proteção contra acessos indevidos. Agora, além da senha, é possível fazer login por meio de biometria facial, QR Code ou certificados digitais, ampliando as barreiras contra fraudes e garantindo a integridade dos dados dos usuários.
Uma das funcionalidades mais procuradas no Meu INSS é a simulação de aposentadoria. Com uma calculadora disponível na plataforma, o segurado pode fazer estimativas, incluir vínculos de emprego e até alterar sua data de nascimento para vislumbrar diferentes cenários em relação ao tempo restante para se aposentar. Também é possível solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, além de outros tipos específicos como a aposentadoria da pessoa com deficiência.
Mas a plataforma não se restringe a apenas questões previdenciárias. Há, por exemplo, um serviço dedicado para consulta de empréstimos consignados. Nesse ambiente, o usuário pode acompanhar o histórico de créditos, verificar a margem consignável disponível e até detectar possíveis fraudes, tornando-se um mecanismo de controle financeiro pessoal.
Outras funções
Além de consultar informações sobre pagamentos e contribuições, os usuários podem verificar se há algum benefício ativo em seu nome. Isso é feito por meio da Declaração de Beneficiário do INSS, um documento que pode ser solicitado e baixado diretamente na plataforma, sem necessidade de comparecimento a uma agência física.
A plataforma oferece ainda um guia completo sobre como recuperar a senha em caso de esquecimento, que pode ser feito através de e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e até mesmo pelo internet banking de bancos autorizados.
Toda essa praticidade demonstra como a tecnologia tem sido uma aliada valiosa na modernização do atendimento público. Ao digitalizar seus serviços e trazer uma plataforma robusta e segura como o Meu INSS, o governo brasileiro não apenas agiliza processos, mas também democratiza o acesso à informação, fortalecendo o elo entre cidadãos e instituições públicas. Portanto, para acessar todos esses serviços, basta digitar o endereço completo no seu navegador: meu.inss.gov.br ou baixar o aplicativo Meu INSS no seu dispositivo móvel.
Veja também: Com estes documentos, você consegue AUMENTAR o benefício do INSS