Você já parou para pensar em como os sentimentos profundos que você nutre por alguém podem por vezes ultrapassar os limites saudáveis? A reflexão pode denunciar alguns sintomas de que o sentimento, antes agradável e leve, pode estar te adoecendo e trazendo mais dor do que o suposto amor que você possa acreditar que sente. Continue a leitura para entender os oito sintomas que emitem o alerta de que você pode estar sofrendo de uma dependência emocional.
Precisamos falar de dependência emocional
Você já percebeu como seus sentimentos intensos por alguém podem ultrapassar limites saudáveis? Isso não se refere ao encantamento passageiro por celebridades da cultura pop ou à apreciação casual das postagens inspiradoras de influenciadores digitais.
Estamos falando de alguém mais próximo, alguém que faz parte do seu dia a dia. Será que seu carinho “necessito de você” não está transbordando para o território perigoso do “minha vida não tem sentido sem você”?
Se você tem tido tal tipo de pensamento, saiba que o sentimento leve e caloroso do amor pode ter se tornado em uma doença. A seguir, aprenda a identificar os oito sinais da dependência emocional e como evitá-los para buscar um relacionamento verdadeiramente saudável e feliz.
Leia mais: Tutorial emocional: diga não sem sentir culpa fazendo isso
Saiba os 8 sintomas da dependência emocional
A dependência emocional, um tema que costuma ser tratado com certo desprendimento, pode ter repercussões muito mais profundas do que imaginamos. Para incentivar uma reflexão sobre esse assunto, elaboramos uma lista de indícios que podem sinalizar que você está navegando por águas emocionais perigosas.
Sinais de alerta: Será que você está emocionalmente dependente? Confira a lista, logo abaixo:
- Sensação de confinamento: Sentir-se aprisionado no relacionamento, como se estivesse enclausurado em uma concha.
- Montanha-russa emocional: Experimentar constantes altos e baixos, superando até as emoções das montanhas-russas em parques de diversões.
- Solidão em meio à multidão: Mesmo cercado por pessoas, perceber um vazio persistente e um temor constante da solidão.
- Reflexo das emoções alheias: Se a pessoa amada está alegre, você se sente nas nuvens. Se ela está triste, você afunda no subsolo.
- Ânsia por atenção: Sentir uma necessidade quase insaciável de ser o foco principal da atenção da outra pessoa.
- Valorização excessiva da opinião alheia: Conferir mais importância à opinião do outro do que à própria.
- Busca pela identidade: Frequentemente questionar quem realmente é.
- Alerta de ciúmes: Qualquer mensagem no celular do parceiro desencadeia uma aceleração frenética do coração.
Dê o primeiro passo
Caso tenha se identificado com diversos destes sinais, não é motivo para entrar em pânico ou se isolar. Reconhecer esses padrões é o primeiro passo; o próximo é buscar assistência profissional. Nesses momentos, os psicólogos se tornam aliados valiosos, prontos para oferecer apoio e orientação.
Leia também: Fortes emoções aguardam este signo na segunda-feira (31)