A modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) é uma das mais escolhidas pelos empreendedores quando vão iniciar os seus negócios. Somente no Brasil, entre 2020 e 2023, houve um aumento de quase 6 milhões no número de MEIs, atualmente, há cerca de 15 milhões de CNPJs ativos na modalidade. Pensando nisso, uma oportunidade de ouro está sendo ofertada para essas pessoas, entenda qual é e como é possível participar.
Qual oportunidade é?
Um grande filósofo já falou que podem tirar tudo de um indivíduo, menos o seu conhecimento. Portanto, a oportunidade ofertada é pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que acaba de abrir inscrições para cursos de capacitação profissional voltados para quem é MEI.
Através do programa Novos Caminhos, é possível que os empreendedores tenham acesso a um conteúdo de qualidade e totalmente gratuito. Além disso, a fundação ainda irá disponibilizar transporte e lanche, tudo isso para incentivar os interessados.
Tudo isso é uma estratégia do Governo Federal, que tem por objetivo capacitar empreendedores para que suas jornadas sejam de sucesso. Ao todo, o curso terá 160 horas e será realizado presencialmente. O turno, fica a critério do aluno, podendo ser pela manhã, tarde ou noite.
Veja também: Deputados Aprovam Aumento Salarial Para ESTA Categoria De Trabalhadores
Em quais locais os cursos estão disponíveis?
Ao todo, mais de 14 polos da Faetec estão sendo cedidos para que os cursos sejam disponibilizados, às unidades ficam em:
- Bangu;
- Ipanema;
- Santa Cruz;
- Vila Kennedy;
- Batan;
- Alemão;
- Cidade de Deus;
- Quintino;
- Marechal Hermes;
- Rocinha e;
- Escola Técnica Estadual de Transporte Engenheiro Silva Freire.
Também há polos em Duque de Caxias, que estão localizados em:
- Olavo Bilac;
- Escola Técnica Estadual Imbariê.
Veja também: Vai Prestar Concurso? O Segredo Da Redação PERFEITA Está Aqui
Como se inscrever nos cursos?
Para se inscrever, é preciso que os interessados sejam MEIs e cumpram todos os critérios, como ter pelo menos 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. Além disso, é necessário fazer parte do Bolsa Família ou ter cadastro no CadÚnico.
As inscrições irão durar até o dia 13 de setembro, infelizmente, não é possível fazê-las pela internet, todas são feitas presencialmente. Basta escolher uma unidade e ir até ela portando todos os documentos necessários e salientando que quer participar do programa.
Os documentos obrigatórios são:
- Identidade ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de inscrição no Bolsa Família ou CadÚnico.
Lembrando que um dos requisitos é o interessado ter concluído pelo menos o ensino fundamental, portanto, é necessário apresentar o comprovante de conclusão também. Por fim, basta finalizar a inscrição e aguardar os inícios das aulas. Todas elas darão ênfase em habilidades que, no longo prazo, irão permitir que os empreendedores alcancem lugares ainda mais altos.