Todos os anos milhões de brasileiros aguardam ansiosos pelos repasses referentes ao PIS/Pasep. Em razão da pandemia, os repasses acabaram atrasando em dois anos. Haja vista que normalmente o trabalhador exercia suas atividades remuneradas em um ano para receber o abono no ano seguinte. Após o atraso, este tempo passou para dois anos. Por exemplo: neste ano de 2023 foi pago o PIS/Pasep de 2021. Não sabe-se ao certo até que ano esse atraso será vigente, entretanto, tudo indica que nos próximos anos as datas sejam normalizadas novamente.
Grande notícia é revelada sobre repasses de 2022
Portanto, uma grande notícia foi revelada aos brasileiros acerca do PIS/Pasep 2022. Que será pago em alguns meses. Isto é: em mais ou menos cinco meses. Haja vista que os pagamentos irão começar no ano de 2024.
Entretanto, a data ainda não foi oficializada pelo Governo Federal. Isto porque há um grande problema que ainda impede a divulgação do real valor do PIS/Pasep que será pago no próximo ano.
As datas geralmente são fixadas meses antes, de maneira programática com o calendário brasileiro. Entretanto, os valores em si só podem ser divulgados após o início do novo ano — e isso por um motivo bem específico.
Os valores do PIS/Pasep são baseados no salário-mínimo. Todos os anos há o aumento do salário-mínimo brasileiro — e por esse motivo é necessário aguardar o mês de janeiro para a divulgação do novo salário e consequentemente dos valores que serão repassados para o PIS/Pasep.
Para o ano de 2024 os valores podem ser movimentados através das contas na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Lembrando que o valor máximo a ser recebido é de 01 salário mínimo e o trabalhador não poderá receber mais do que dois salários.
Leia mais: Afinal de contas, quem mora sozinho pode ficar no CadÚnico?
Qual será o valor do PIS/Pasep de 2022?
Ainda é um grande mistério, haja vista que os valores só podem ser contabilizados a partir do momento que os novos valores do salário-mínimo brasileiro são divulgados no Brasil.
Entretanto, é válido lembrar que já é possível ter uma base. Existe um cálculo usado na contabilidade do valor do PIS/Pasep 2022.
Os trabalhadores que trabalharam todos os meses do ano em 2022, irão receber em 2024 o valor cheio do salário mínimo. Caso o trabalhador não tenha exercido suas atividades remuneradas durante os 12 meses do ano será necessário se atentar ao seguinte cálculo.
Pegar o valor do salário mínimo de 2024, dividir por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. A partir de então, será possível saber o valor exato a ser recebido pelo PIS/Pasep 2022.
Haja vista que é necessário estar cadastrado no programa há no mínimo 05 anos e estar com os dados atualizados do e-Rais. Caso contrário, não será possível obter os saques.
Leia mais: Prepare-se para um mês de fortuna! 3 signos vão ganhar dinheiro em setembro