Você já roeu sua unha quando ficou ansiosa por algo? Ou conhece uma pessoa que faz isso? O nervosismo, tédio, ansiedade, estresse faz isso com muitas pessoas, porém não podemos deixar de destacar que por mais que seja um hábito que parece inofensivo ele tem um lado negativo que é repleto de consequências bem surpreendentes e impactos na saúde e até mesmo no bem-estar.
Tudo isso porque essa prática é prejudicial, influenciando desde os efeitos físicos nas extremidades dos dedos e nos dentes também, além disso tem os riscos de infecções até os problemas de saúde associados a esse ato que parece que é “simples”.
O porquê não pode roer as unhas?
1. Contaminações
Todo mundo sabe que roer as unhas tem o risco de contaminação, a pele que fica mais perto da unha começa a ser machucada ou rasgada e isso facilita totalmente a entrada de bactérias. Ou seja, pode causar contaminações locais como a paroníquia, que é um problema doloroso que começa a se manifestar por vermelhidão, inchaço e pus em volta das unhas.
Tem também as contaminações que são mais sérias podem acontecer se essas bactérias irem para o sangue.
2. Transmissão de doenças
Não podemos deixar de destacar a transmissão de doenças, já que as mãos tocam em vários objetos durante o dia que podem ter germes como por exemplo, maçanetas, teclados e outros. Ao morder as unhas esses germes vão par aa boca e torna o organismo mais vulnerável a doenças como resfriados e gripes.
3. Danos aos dentes
O hábito de roer unhas também pode piorar alguns problemas que já existem nas mãos e nos dedos, ou seja, se uma pessoa com eczema ou psoríase podem agravar as condições da pele.
4. Aspecto emocional
Além desses perigos que já citamos, roer as unhas pode te rum impacto emocional e muitas pessoas morde a unha que sofrem com vergonha e se sentem totalmente incapazes de controlar esse costume.
Veja também: Aprenda a identificar uma pessoa invejosa pela forma como ela escreve
Dicas de como parar de roer as unhas
Tome consciência da prática
O primeiro de tudo é tentar evitar o máximo de morder as unhas e tirar esse costume e entender os motivos que faz você agir assim, quando estiver mordendo as unhas tire imediatamente da boca.
Corte as unhas curtas
Uma dica para te ajudar é que as unhas curtas não são tão atraentes para morder, por isso uma dica é você cortar as unhas para não ter esse desejo de querer cutucar.
Use esmaltes de unhas com gosto ruim
Tem alguns esmaltes no mercado que tem um gosto ruim que podem ajudar a pessoa que tem esse hábito de roer as unhas, como ele tem cheiro ruim vai ajudar a evitar que você coloque a boca.
Encontre alternativas para aliviar o estresse
Como citamos, o hábito de roer as unhas está ligada a ansiedade e estresse, veja como aliviar isso, faça exercícios e atividades relaxantes.
Veja também: Chega de roer as unhas e de ter medo da vida: 4 dicas para se librar da ansiedade