Dados apontam que a modalidade de roubos e furtos tiveram uma alta de 8% no ano de 2022, alcançando o número de 373.225 mil ocorrências. Essa tendência também está se estendendo para motos, que registraram um aumento de 27,6%, comparado com os primeiros quatro meses do ano de 2023 com o mesmo período de 2022.
Diante desse cenário, os proprietários de motos estão adotando um método que visa deixar o veículo livre das práticas criminosas. Ele está sendo conhecido como vacina antifurto. Veja mais sobre os detalhes.
Como funciona o novo método para se livrar dos roubos e furtos?
Em algumas pesquisas, foi detalhado que a estratégia é quase que obrigatória para quem trabalha com moto em São Paulo e na região metropolitana. A tática visa proteger as peças que costumam ser vendidas ilegalmente. Inclusive, essa é a principal razão que impulsiona os crimes. A tal vacina, cujo valor varia entre R$150 reais e R$220 reais, busca aplicar o número do chassi ou placa nos componentes removíveis, atrapalhando assim a ação dos criminosos que, muitas vezes, optam por deixar de completar o furto ou roubo diante disso.
Isso acontece porque quando esse tipo de moto é entregue para o receptor, ele se nega a receber, visto que a imunização comprova que o produto veio de um crime. Mesmo que sejam feitas algumas medidas para esconder, os órgãos fiscalizadores ainda conseguem perceber.
A vacina parece estar surtindo efeito. Até mesmo as empresas de aluguel de motos têm aderido a ela. Algumas companhias, já aplicaram a precaução em 200 motos. Além disso, o método parece estar sendo estendido para caminhões e carros, sobretudo, nas peças mais roubadas.
5 dicas para se prevenir de um roubo no trânsito.
1. Não reaja
Não reagir a um assalto é regra de ouro. Isso porque a reação da vítima pode provocar atos ainda mais violentos por parte do assaltante, resultando até mesmo em morte.
Portanto, se vítima de assalto, não reaja. Entregue os seus pertences e aguarde ajuda das autoridades.
2. Não permaneça dentro do carro em via pública
Ser rápido no embarque e desembarque do veículo é uma maneira do motorista ou passageiro evitar exposição demasiada em ruas desconhecidas.
Para o motorista, o ideal é se aproximar do carro já com a chave na mão. Após entrar no carro, o recomendado é trancar imediatamente as portas e partir o quanto antes.
3. Tenha atenção no embarque e desembarque
Observar os arredores do veículo antes de estacionar ou entrar no carro também é uma maneira de se proteger.
Desse modo, é possível notar atitudes suspeitas próximas ao veículo e evitar situações perigosas.
4. Não deixe o carro ligado com criança dentro
De modo geral, não se deve deixar crianças sozinhas dentro de um veículo.
Mesmo que a parada seja rápida, há chances de bandidos levarem o carro com o pequeno passageiro dentro. Portanto, não corra esse risco.
5. Não deixe objetos visíveis no carro
Não deixe pertences visíveis dentro do carro, como bolsas, celulares, entre outros.
A exposição desses objetos pode motivar arrombamentos e furtos ao veículo. Além disso, também é possível que os assaltantes aguardem o motorista chegar para retirar os pertences do carro com o veículo destrancado.
Saiba mais: Motoristas não abrem mão de 5 ITENS que já foram luxo no carro