Na correria do nosso dia a dia sempre andamos com uma garrafinha de água ao nosso lado, principalmente no calor, porém essas garrafas têm um segredo inesperado e desconfortante que poucas pessoas imaginam, elas podem abrigar muitas bactérias, superando até mesmo o vaso sanitário.
Essa descoberta só foi possível através de uma pesquisa que aconteceu no ano passado (2022) pela empresa WaterFilterGuru, que é uma empresa fornecedora de equipamentos para tratamento de água localizada em Denver, que fica no Colorado (EUA) para entender o porquê isso acontece e como evitar.
Estudo mostra a quantidade de bactérias nas garrafas de água
Uma organização americana que é especializada em analisar água e higiene decidiu mergulhar no mundo microscópico desses recipientes reutilizáveis, medindo as UFCs – Unidades Formadoras de Colônias – de quantidade de bactérias em cada um.
Com isso, o resultado foi surpreendente e para alguns bastante revoltante, tem uma média de 20,8 milhões de UFCs de bactérias que pode habitar nesses compartimentos aparentemente inofensivos com uma quantidade de germes astronômica – 40 mil vezes mais do que a que foram encontradas nas privadas.
As descobertas ainda estão se aprofundando, modelos com tampas de rosca e canudo, frequentemente preferidos pela sua praticidade elas abrigam o dobro das bactérias encontradas na pia da cozinha e quatro vezes mais do que um mouse de computador.
Essas bactérias superam em 14 vezes aquelas encontradas na vasilha de água de um cachorro, que é o melhor amigo do homem.
A garrafa “squeeze” foi determinada como a mais higiênica entre as opções
Vale ressaltar que nem todas as garrafas são desse jeito. A garrafa de água do tipo “squeeze” foi destacada como uma garrafa heroína e resistiu ao avanço das bactérias. Os pesquisadores conseguiram apontar que essa versão demonstrou ser mais resistente.
Bactérias entram nas garrafas de água
Muitas pessoas estão se perguntando o porquê essas bactérias entram na garrafa de água, isso porque cada gole transmite micro-organismo da boca e resíduos de alimentos para a garrafa e assim cria um terreno fértil para esses micro-organismo. Não podemos esquecer também do contato com as mãos com a garrafa que também transfere germes.
Veja também: NOJENTO! Sua cama pode ter mais bactérias que o vaso sanitário; confira
Como limpar corretamente as garrafas de água?
Para as pessoas que buscam proteção contra esses germes invisíveis, algumas medidas de higiene são indispensáveis, alguns especialistas recomendam lavar a garrafa após o uso ou pelo menos 3 vezes na semana.
E os ingredientes para limpar é indicado água morna e sabão para ter uma limpeza profunda, principalmente nas partes como tampas e roscas, depois de passar o sabão enxágue bastante e seca.
Veja também: Colírio com bactéria pode tirar a vida de uma pessoa; entenda