Quem usa WhatsApp pode receber indenização de até mais de R$ 4.350,00

Dois processos judiciais por vazamentos de dados foram movidos contra a Meta, dona do WhatsApp, pelo Instituto Defesa Coletiva, uma entidade com sede em Minas Gerais, que busca proteger os interesses de cidadãos brasileiros afetados pela quebra de privacidade. A decisão abre a possibilidade de que as compensações individuais alcancem R$ 5 mil por pessoa. Teve dados divulgados? Saiba como ser indenizado por isso.

WhatsApp pode ter vazado dados pessoais de usuários que serão indenizados pela Meta. Foto: Reprodução / Internet

Privacidade custa caro

A Meta, do bilionário Mark Zuckerberg, encarou uma decisão negativa da Justiça de Minas Gerais, tendo sido condenada a pagar R$ 20 milhões por danos morais coletivos por conta de múltiplos vazamentos de dados ocorridos durante o período de 2018 a 2019. Essas brechas de segurança prejudicaram diretamente usuários de plataformas famosas, o que inclui WhatsApp, Messenger e Facebook.

Dois processos na justiça foram movidos contra a empresa Meta pelo Instituto Defesa Coletiva, entidade que visa proteger os interesses de brasileiros vítimas da exposição de dados. A decisão abre a possibilidade de que as compensações individuais alcancem R$ 5 mil por pessoa.

Os vazamentos expuseram dados sensíveis dos usuários, como senhas, detalhes de contatos (nome, número de telefone e endereço de e-mail), datas de nascimento, gênero, localização geográfica, cidade natal, histórico educacional e profissional, idiomas utilizados, estado civil, registros de localizações, imagens fotográficas, postagens temporárias, interações virtuais como curtidas e comentários, bem como conversas particulares.

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WhatsApp pode ter sido a causa do vazamento de dados

Relatórios sugerem que um código malicioso presente no WhatsApp, com intuito de espionagem, teria possibilitado o acesso não autorizado a conteúdos nos dispositivos dos usuários, incluindo aplicativos, fotografias, vídeos e documentos armazenados nos aparelhos.

Após a divulgação do veredito, a empresa Meta, afirmou ao Uol que ainda não recebeu a notificação formal da decisão judicial, e por isso, não possui detalhes definitivos sobre os procedimentos relativos às indenizações para os usuários afetados. Importante ressaltar que essa decisão é de primeira instância, o que abre espaço para possíveis recursos.

Algumas manifestações criativas de usuários surgiram, incluindo pedidos irônicos direcionados a Mark Zuckerberg, como a frase “Zuckerberg, faz o Pix”. No entanto, é válido considerar que o desfecho final do processo pode demorar anos caso a Meta decida contestar a sentença.

Saiba como pedir a indenização

Até o momento, a única certeza é que os usuários que desejarem receber compensações precisarão apresentar provas que confirmem sua condição de usuários ativos do Facebook ou WhatsApp durante o período dos vazamentos.

Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de entrar em contato com o Instituto Defesa Coletiva por meio do e-mail habilitacao@defesacoletiva.org.br, para se cadastrarem nas ações judiciais em andamento e estarem aptos a receberem indenizações futuras.

Para comprovar o uso das redes sociais no período entre 2018 e 2019, a tarefa é relativamente simples. Confira a seguir como fazer a verificação:

No Facebook:

  1. Vá ao Menu (no formato de três traços horizontais ou na foto de perfil);
  2. Vá até ‘Configurações e Privacidade’;
  3. Toque em ‘Seu tempo no Facebook’;
  4. Escolha ‘Ver tempo’;
  5. Clique na opção ‘Ver registros’;
  6. Desça a página até o fim e clique ‘Ver histórico de atividades’;
  7. Escolha o intervalo de datas de 2018 até 2019 para a busca.

No WhatsApp:

  1. Vá em ‘Configurações’;
  2. Aperte em ‘Conta’;
  3. Clique na opção ‘Solicitar dados da Conta’;
  4. Escolha por ‘Solicitar relatório’;
  5. Espere o prazo de t3 dias para receber o retorno do WhatsApp.

*Com informações do UOL

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Como entrar em contato com o WhatsApp

Nem todos os usuários sabem, mas é possível entrar em contato diretamente com o suporte do WhatsApp, a funcionalidade serve para que o usuário envie dúvidas, críticas e realize denúncias. É um importante canal de comunicação entre a empresa e o seu público.

Para ter acesso a função, basta abrir o aplicativo, ir em configurações e após isso em ajuda e fale conosco. Pronto, basta digitar a sua mensagem e enviar, lembrando que é preciso preencher alguns dados que são solicitados, como e-mail e número de telefone.

A depender da dúvida, pode ser que a resposta dela esteja na central de ajuda, então, fica até mais fácil resolver o seu problema. Mas caso não esteja, é provável que o suporte ajude.