Governo bloqueou seu Bolsa Família? Passo a passo para voltar a receber

O benefício do Bolsa Família é oferecido pelo Governo Federal às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, em estado de pobreza e extrema pobreza. Existem também algumas ocasiões que podem causar o bloqueio do benefício por mais que a família esteja dentro dos requisitos do programa. 

Acompanhe a leitura para saber o que pode causar o bloqueio do Bolsa Família e como voltar a receber esse benefício. 

Governo bloqueou seu Bolsa Família Passo a passo para voltar a receber
confira o que fazer se o seu benefício for bloqueado. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Por que acontece o bloqueio no Bolsa Família? 

O programa Bolsa Família tem uma duração temporária, ou seja, enquanto a família permanecer em condição de vulnerabilidade (baixa renda) vão continuar recebendo. As famílias param de receber o benefício quando deixam de estar dentro dessas regras ou não atualizam o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único), que é utilizado para analisar a entrada e manutenção das famílias dentro do programa. 

Vale ressaltar que também tem os critérios de: 

  • Vacinação 
  • Frequência escolar 
  • Acompanhamento de saúde para os beneficiários 

Tudo isso precisa ser seguido para continuar no programa. 

Bolsa Família foi bloqueado, o que fazer? 

Quando acontece de o benefício ser bloqueado, o beneficiário é notificado pelo aplicativo do Caixa Tem ou pelo aplicativo Bolsa Família. É uma das causas desse bloqueio é a falta de atualização cadastral no CadÚnico, que é uma das partes mais importante. 

Ou seja, se o seu benefício for bloqueado você pode ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima da sua cidade para fazer essa atualização cadastral da família. Vale ressaltar que o prazo de desbloqueio do benefício tem em média de 90 dias. Caso esse bloqueio ocorra mesmo que a família tenha direito ao saldo, elas são pagas as mensalidades retroativas. 

Outro ponto que também causa o bloqueio é o aumento de renda. Hoje em dia, para conseguir receber do programa a renda por pessoa da família deve ser no máximo de R$ 218,00. Se a sua renda tiver ultrapassado o limite do programa, mas esteja no máximo em meio salário-mínimo (R$ 660) por pessoa, a família entra na nova regra de proteção. 

Nova regra de proteção do Bolsa Família 

Essa nova regra permite a continuação do benefício por até 2 anos, se a renda por pessoa ficar abaixo de meio salário, no entanto reduz o valor do benefício pela metade. Essa regra evita que o benefício seja cortado imediatamente e oferece suporte para as famílias que conseguiram voltar para o mercado de trabalho. 

Veja também: Quando o governo começa a pagar o Bolsa Família de agosto?

Calendário do Bolsa Família Agosto 

Normalmente, o pagamento do programa costuma acontecer nas duas últimas semanas de todo mês. As datas são organizadas através o final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Neste mês de agosto os pagamentos vão acontecer entre os dias 18 a 31 de agosto, conforme o calendário. Veja abaixo: 

Número final do NIS Data de pagamento 
18 de agosto 
21 de agosto 
22 de agosto 
23 de agosto 
24 de agosto 
25 de agosto 
28 de agosto 
29 de agosto 
30 de agosto 
31 de agosto 

Veja também: INSS: pensionistas têm direito ao Bolsa Família e outros benefícios?