Boa notícia — os brasileiros podem comemorar uma nova vitória na economia. O Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou nesta última quarta-feira, 2, a redução da taxa Selic: os juros básicos da economia. Com a notícia bancos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal emitiram um grande comunicado confirmando a queda das taxas!
Empréstimo consignado sofre alteração
Com essa alteração da taxa Selic, os juros usados para medição da economia obteve uma redução de 0,5 ponto percentual. Essa alteração motivou os bancos a reduzirem a taxa de juros empregados nos créditos consignados.
A Caixa emitiu uma nota oficial afirmando que iria reduzir a taxa de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês. Lembrando que esses valores são correspondentes ao crédito consignado para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Já o Banco do Brasil reduziu as taxas com algumas diferenças: a redução aconteceu na linha de empréstimo consignado, automático e outras modalidades da instituição.
Voltando ao exemplo do Banco do Brasil, os juros caíram de 1,81% para 1,77%. Os diretores afirmam que essa redução é respaldada em um cenário econômico positivo, o que proporciona a possibilidade de oferecer crédito mais barato aos brasileiros.
O Copom afirmou que se a inflação continuar a cair, nas próximas reuniões essas taxas percentuais devem ser reduzidas ainda mais. Notícia animadora para os brasileiros.
Leia mais: FGTS Digital é uma boa coisa? Entenda as vantagens da plataforma
Como funciona o crédito consignado?
Trata-se de uma modalidade de crédito com juros mais baixos. Haja vista que é voltada para beneficiários vitalícios do INSS e Servidores Públicos vitalícios. Na qual conseguem contratar empréstimos com descontos de até 2% ao mês.
Números excelentes, se comparados aos juros do empréstimo pessoal. O empréstimo consignado é descontado diretamente na folha de pagamentos do contratante. Seja para o beneficiário do INSS ou Servidor público. Logo, as parcelas são descontadas do salário bruto.
Por essa segurança e zero risco de inadimplência, as instituições conseguem ofertar crédito mais barato e com isso alcança milhões de brasileiros todos os anos. Essa é a grande diferença entre o empréstimo consignado e o pessoal.
É possível contratar valores altos, contanto que seja respeitado a margem consignada de cada benefício. Tudo indica que nos próximos meses mais novidades serão anunciadas.
Caso ocorra uma nova redução nas taxas percentuais da Selic, é possível que os bancos diminuam ainda mais as taxas dos empréstimos contratados. Dessa maneira, ficará muito mais sucinto para os brasileiros contratarem seus empréstimos consignados.
Lembre-se: é uma modalidade realizada por instituições bancárias. Nenhum valor é cobrado de modo antecipado, dessa maneira, é importante ter bastante cuidado para evitar cair em golpes e fraudes. O único pagamento feito pelo contratante é das parcelas e após 30 dias do recebimento do valor.
Leia mais: Desenrola tem ENXURRADA de anúncios falsos; aprenda a identificar