O Benefício Vale-gás, é pago a cada dois meses e, para a felicidade dos beneficiários, ele está de volta! Em agosto de 2023, o benefício será repassado para mais de 5,6 milhões de famílias. Os pagamentos começam no dia 18 de agosto de 2023, e se estendem até o dia 31 de agosto de 2023. O valor do auxílio corresponde ao valor médio do botijão de 13 kg é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No mês passado o valor foi de R$109,00.
O cronograma de pagamentos segue uma ordem estipulada pelo último número de Número de Identificação Social (NIS), seguindo o calendário do Bolsa Família. Assim, todos os que estão inscritos no Bolsa Família recebem o vale-gás, além dos inscritos no CadÚnico, sistema do governo que inclui beneficiários para programas sociais. Para isso, é necessário que esteja dentro dos requisitos, ou seja:
- Possuir renda mensal total igual ou inferior a meio salário mínimo per capita, incluindo recursos provenientes de programas sociais;
- Tem na composição familiar um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja ou não inscrito no CadÚnico.
Lembrando que o benefício é destinado especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica e alguns outros grupos mais vulneráveis. Segundo a Caixa, “A cada dois meses serão selecionadas, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício”.
Como se inscrever no Vale-gás?
Para se inscrever no Vale-gás é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou outra unidade de atendimento em seu município de sua localidade. Caso esteja regular sua inscrição, o repasse acontece pelo Caixa T
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Como será o pagamento do vale gás?
O Responsável Familiar (RF) do Auxílio Gás terá o benefício depositado em conta digital ou bancária.
Se o RF não tiver acesso a nenhuma das contas oferecidas, será criada uma conta de poupança digital social, quando possível.
Podem retirar o valor nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, usando o mesmo cartão e senha que já utilizam para o Auxílio Brasil (Bolsa Família).
O pagamento do Auxílio Gás será realizado ao RF, com prioridade para as mulheres, caso elas sejam indicadas no Cadastro Único.
Para famílias não registradas no Cadastro Único que recebem o BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao seu Responsável Legal.
Leia mais aqui: Péssima notícias sobre o Vale Gás de agosto deixa beneficiários apreensivos