SURTO misterioso deixa 231 pessoas paralisadas; cientistas não sabem o que é

As autoridades declararam uma emergência nacional de saúde no Peru depois que um surto de síndrome de Guillain-Barré (GBS) infectou 231 pessoas e matou quatro desde o início deste ano. A condição rara vê o sistema imunológico atacando células nervosas saudáveis ​​e geralmente segue uma infecção viral ou bacteriana. Saiba mais detalhes logo abaixo.

Surto misterioso deixa 231 pessoas paralisadas; cientistas não sabem o que é
Surto misterioso deixa 231 pessoas paralisadas; cientistas não sabem o que é. | Imagem: Stephen Andrews / unsplash.com

Surto sem pistas

As autoridades peruanas declararam uma emergência nacional de saúde depois que uma onda de síndrome de Guillain-Barré (GBS) infectou 231 pessoas e matou quatro desde janeiro. Dentre as 231 pessoas infectadas, todas ficaram paralisadas pela doença em apenas alguns meses, enquanto os cientistas lutam para encontrar a causa.

A condição rara vê o sistema imunológico atacando células nervosas saudáveis ​​e geralmente segue uma infecção viral ou bacteriana. A maioria dos pacientes apresenta sintomas que começam nos pés e nas mãos, antes de se espalharem para os braços e pernas. As pessoas sofrem de dormência, formigamento, fraqueza muscular, dor e problemas de equilíbrio e coordenação. Os cientistas estão lutando para encontrar a causa raiz da doença.

Amostras analisadas por autoridades de saúde no Peru sugerem que a doença pode ter vindo da bactéria Campylobacter jejuni, comumente encontrada em alimentos e água contaminados. A mesma bactéria foi responsável por um surto semelhante de GBS no Peru há alguns anos. Embora o GBS possa deixar os pacientes com problemas de longo prazo, raramente é fatal e a maioria se recupera totalmente.

Leia mais: Evite ESTES Alimentos Para Se Livrar Da Azia E Cuidar Do Estômago

Governo do Peru se manifesta

O governo peruano, a Organização Mundial da Saúde ou a Organização Pan-Americana da Saúde não emitiram nenhuma restrição de viagem devido ao surto de GBS. A Organização Mundial da Saúde disse: “A síndrome de Guillain-Barré é potencialmente fatal.

“Os pacientes com GBS devem ser hospitalizados para que possam ser monitorados de perto. Os cuidados de suporte incluem monitoramento da respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial. Nos casos em que a capacidade de respirar de uma pessoa é prejudicada, ela geralmente é colocada em um ventilador”, informou a OMS, que orientou o monitoramento de todos os pacientes com GBS, avaliando batimentos cardíacos anormais, infecções, coágulos sanguíneos e alteração da pressão arterial.

“Não há cura conhecida para o GBS, mas os tratamentos podem ajudar a melhorar os sintomas do GBS e reduzir sua duração. Dada a natureza autoimune da doença, sua fase aguda é normalmente tratada com imunoterapia, como troca de plasma para remover anticorpos do sangue ou imunoglobulina intravenosa.

Na maioria das vezes, é benéfico quando iniciado 7 a 14 dias após o aparecimento dos sintomas. Nos casos em que a fraqueza muscular persiste após a fase aguda da doença, os pacientes podem necessitar de serviços de reabilitação para fortalecer os músculos e restaurar o movimento.”

O maior número de casos foi registrado na capital Lima há duas semanas, com a média de pacientes em torno de 41 anos.

Leia também: Tratamento Gratuito! SUS É Capaz De Detectar E Tratar Câncer No Mesmo Dia

Como fortalecer a imunidade

Fortalecer o sistema imunológico é de suma importância para a saúde de qualquer pessoa, afinal, são as células de defesa que protegem o organismo de qualquer agente externo. Veja algumas dicas de aumentar a imunidade:

Vitaminas e remédios naturais: ingerir vitaminas, seja por intermédio da alimentação ou de suplementos, é uma excelente maneira de fortalecer a imunidade, também é uma boa aportar em especiarias e remédios naturais. 

O básico que funciona: não precisa de nada exorbitante para melhorar a imunidade, tomar sol todos os dias, pela manhã e se hidratar durante todo o dia, também pode ajudar a aumentar as células de defesa.

Cuide do seu corpo: mas também não adianta apenas tomar remédios e pronto, cuidar do corpo e da mente é essencial, então, a prática de exercícios físicos pode ajudar bastante, além de regular o sono. 

Por fim, evite o consumo de álcool e cigarro, alimentos industrializados também não são uma boa escolha. Tente manter sua dieta o mais natural possível e pronto, rapidamente sua imunidade irá melhorar ainda mais.