Ao contrário do que todos pensavam e uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia veio para confirmar isso, que ficar acordo e dormir mais tarde da noite é uma boa prática para realmente combater a insônia. Essa pesquisa deixou muitas pessoas surpresas e sem entender como isso pode ser verdade.
Mas para complementar, o estudo aponta que ficar deitado na cama tentando encontrar o sono perdido pode causar na pessoa uma condição crônica.
Resultado da pesquisa
De acordo com o resultado inicial dessa pesquisa, cerca de 20% da amostra dos dorminhocos estava sofrendo com esse problema de sono curto a cada ano, já 7% das pessoas apresentavam condição de potencial desenvolvimento de insônia crônica.
Michael Perlis, que é o diretor do Programa de Medicina Penn comportamental do sono, disse que essas pessoas sofrem de insônia normalmente procuram aumentar as oportunidades do sono, quando na verdade isso não é o caminho ideal para realmente curar a falta de sono.
Essa pesquisa ainda afirma que a insônia crônica aumenta o risco de depressão e abuso de substâncias como tornar as pessoas mais propensos a sofrer alguns tipos de doenças como:
- Diabetes
- Doença cardíaca
- Acidente vascular cerebral
O que é insônia?
A insônia é conhecida popularmente quando a pessoa perde o sono e não consegue mais dormir, mas profissionalmente ela é um distúrbio persistente pela dificuldade de dormir ou de manter o sono contínuo durante a noite. As pessoas que sofrem de insônia geralmente já começam a o dia cansadas e tem problemas de humor ou até mesmo falta de energia e assim surgem as dores de cabeça, sonolência e dores no corpo.
O que pode causar a insônia?
Uma das principais causas da insônia são:
Estresse
O estresse pode ser por diversos motivos: estudo, família, amigos, casamento, profissão, atividades relacionadas ao trabalho ou acontecimentos que realmente garante muito estresse, como por exemplo perda de emprego ou morte de alguém conhecido.
Ansiedade
A ansiedade é algo que todos sentem mais isso também pode causar insônia, como por exemplo transtorno de estresse pós-traumático pode atrapalhar o seu sono.
Veja também: Astrologia do SONO: seu signo precisa disso para dormir melhor
Depressão
Uma pessoa depressiva ela normalmente pode dormir mais que o normal ou não conseguir dormir de forma geral.
Condições médicas
Outro ponto que devemos citar é as condições médicas, a dor crônica, uma dificuldade na hora de respirar ou até mesmo necessidade de urinar toda hora podem levar a insônia.
Mudança de rotina
Não são todas as pessoas que se acostumam com a mudança de rotina, ou seja, viajar toda hora ou alterar o horário de trabalho toda semana pode provocar uma mudança no ritmo cardíaco do corpo e isso dificulta o sono.
Veja também: Começou a MAMATA! R$ 20 mil para dormir no horário de trabalho; “emprego dos sonhos” existe